Fotos & Livros - Como surgiu a ideia de Fazendo meu filme?
Paula Pimenta - Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a idéia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha idéia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.
Fotos & Livros - Qual seus autores preferidos?
Paula Pimenta - Meg Cabot e Martha Medeiros.
Fotos & Livros - Você tem algum atriz/ator que te inspiram na fisionomia Fani e Leo?
Paula Pimenta - A Lara Rodrigues me lembra a Fani e o Logan Lerman o Leo.


amei!!!
Fotos & Livros - Fani tem muitas características suas?
Paula Pimenta - Algumas. Assim como ela, eu sou tímida, romântica e louca por cinema. Mas a Fani é bem mais parecida com o que eu sou agora, do que com a adolescente que eu era aos 16 anos (a idade da Fani no primeiro livro). Ao contrário dela, eu não parava em casa, vivia indo a festas e tinha milhões de amigos. Atualmente eu sou bem mais caseira.
Fotos & Livros - Vai ter FMF 4 ou vc já está pensando em outra história?
Paula Pimenta - Vai ter, sim! Ele vai ser o último da série. Depois que terminar, já tenho uma idéia para um outro livro, uma série também.
Fotos & Livros - Demorou muito para você conseguir um Editora para FMF?
Paula Pimenta - Demorou, sim. Eu escrevi a maior parte de “Fazendo meu filme 1” em Londres, no ano em que morei lá (2005). Cheguei ao Brasil em 2006 louca pra mostrar pra todo mundo e comecei a procurar editoras. Eu queria publicá-lo de qualquer jeito, mesmo que fosse de forma independente. Nas duas primeiras editoras que eu fui, nem quiseram ler o meu livro. O dono de uma delas falou inclusive que “adolescentes não leem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha o dobro do tamanho do meu livro! Na terceira, a Autêntica, a dona de lá – quando eu contei do que se tratava o livro – ficou interessada e falou que iria ler. Leu, gostou e publicou (ainda que dois anos depois, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado).
Fotos & Livros - O que é mais legal e o que é o mais difícil em ser autora no Brasil?
Paula Pimenta - O mais legal é o carinho dos leitores. O brasileiro é muito afetuoso e gosta de demonstrar. Lembro inclusive que a Meg Cabot, quando veio ao Brasil, comentou isso, que ela nunca tinha sido tratada com tanto carinho e tão efusivamente pelos leitores. Eu adoro receber cartinhas, e-mails, recados, notar que os leitores se emocionam, esse retorno é muito recompensador!
O lado difícil é o preconceito que os brasileiros tem com o “produto nacional”. Muita gente me fala que não gostava de literatura nacional antes de ler “Fazendo meu filme”. Imagino a quantidade de gente que deixa de ler só porque eu não me chamo “Paula Pepper” e não moro no USA...
Fotos & Livros - Fale um pouco sobre você.
Paula Pimenta - Eu moro em Belo Horizonte com minha mãe e irmão. Sou formada em Publicidade. Além de escritora, sou professora de violão e compositora. Tenho um gato, seis cachorros e um namorado lindo. J
Bate bola
Hobby: Meus hobbies se tornaram minhas profissões... Música e Escrita. Mas também gosto muito de ler e de internet.
Sonho: Poder viver bem financeiramente só escrevendo livros. Quero gravar um CD também.
Inspiração: A maior parte tiro da minha própria vida mesmo. Pego algumas coisas que gostaria que tivessem acontecido de outro jeito e coloco no papel, mudando (melhorando) o final da história!
Filme: Tem tantos que eu amo... 10 coisas que odeio em você, De repente 30, A dona da história... e muitos outros!
Música: Linger (Cranberries)
Livro: Griffin e Sabine (Nick Bantock)
Fotos & Livros - Deixe uma mensagem para os fãs de Fazendo meu Filme.
Paula Pimenta - Gostaria de avisar a todos que gostaram de “Fazendo meu filme 1 e 2” que o livro 3 está no forno!
O lançamento será no dia 22 de outubro, 19h, na Leitura do Pátio Savassi, em BH. Teremos também lançamentos em São Paulo (na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim – dia 11 de novembro – 19h) e no Rio de Janeiro (na Livraria da Travessa do Leblon, dia 12 de novembro – 19h). Espero todos vocês!