Mais sobre Fazendo meu Filme...entrevista com @paulapim







Sempre gostei de ler, mas atualmente com a internet e todas as redes sociais (orkut, Facebook, Twitter e outros) estamos mais por dentro dos lançamentos editoriais do Brasil e do mundo e também mais próximos das Editoras e autores...o que tem me encantado ainda mais, pois interagindo com seus autores, simpatizamos ainda mais com os livros...

Há mais ou menos dois anos, fui na Livraria Leitura com minha filha, então com 11 anos, e encontramos um livro...aqui em casa não economizamos com livro, meu marido costuma dizer: 'é livro, pode comprar'...então voltando ao livro que encontramos na Leitura...minha filha falou: "mãe, compra este pra mim...olha que título legal: 'Fazendo meu Filme'...ela leu, adorou e descobriu que o livro tinha um site, blog, e ficou amiga da Paula Pimenta, a autora, no orkut. No ano passado, a Paulinha no mandou convite, e fomos, para o lançamento de 'Fazendo meu filme 2'...eu que já tinha lido o primeiro e também gostado muito, fui com o maior prazer.

Agora é com muito prazer e orgulho que posto um pouco mais sobre os livros da Paulinha e também uma pequena entrevista com ela, que como sempre, foi uma fofa me respondendo estas simples perguntas.


Título: Fazendo meu filme
Subtítulo: A estreia de Fani
Edição: 1
ISBN: 9788589239585
Editora: Autêntica
Ano: 2008
Páginas: 272
Sinopse: 
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 


Título: Fazendo meu filme 2
Subtítulo: Fani na Terra da Rainha
Edição: 1
ISBN: 9788589239806

Editora: Autêntica
Ano: 2009
Páginas: 328

Sinopse:
Depois de conquistar milhares de leitores e leitoras, a nossa doce e querida Fani volta ainda mais divertida e encantadora. O segundo volume do livro Fazendo meu filme apresenta as aventuras de Estefânia Castelino Belluz na terra da rainha. Sim, na Inglaterra! Longe do grande amor, ela passa por momentos de alegria, dor, saudade, tristeza e, mais do que isso, pode conhecer melhor a si mesma. Sem deixar de lado suas amigas inseparáveis e sua família, ela consegue, no outro continente, viver momentos cheios de suspense, revelações, aventuras, descobertas e emoções fortíssimas! Feliz, triste, preocupada, ansiosa, temerosa, otimista, insegura, cheia de si, apaixonada, desiludida, seja como estiver, Fani mostra a cada página deste livro que não é mais aquela menina tão frágil que muitas vezes se escondia por trás de sua timidez.

Mais do que a história de uma adolescente que se encoraja a fazer intercâmbio e morar fora por um ano, este livro fala de um grande e delicado amor. Em meio a uma avalanche de sentimentos e acontecimentos surpreendentes, ela consegue viver intensamente na Inglaterra, conhecendo pessoas que conquistam seu coração e sua amizade para toda a vida. Porém, o melhor filme 
de sua vida ainda está para ser contado, ou melhor, vivido…






Título: Fazendo meu filme 3
Subtítulo: O roteiro inesperado de Fani
Edição: 1
ISBN: 9788589239394
Editora: Gutenberg (Autêntica)
Ano: 2010
Páginas: 424




Sinopse: (em primeira mão para nós do Fotos & Livros, a Paulinha me enviou o que estará na 'orelha' do livro FMF3 e que ela vai cadastrar sexta-feira no skoob).





"Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas.

Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos.

A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito...”



Coloquei a capa verde, pois foi a que eu votei, mas pode ser azul ou laranja, vejam aqui e votem até amanhã... O que eu sei...é que a Paulinha está fazendo revisão da revisão, para não ter nenhum erro quando for publicado...vamos levar o FMF 3 à 2ª Edição logo....logo... FMF 1, já está indo para a 4ª Edição...e o FMF 2 para a 3ª Edição... Torcendo muito pela Paulinha!!!

Agora minha entrevista com Paula Pimenta...







Fotos & Livros - Como surgiu a ideia de Fazendo meu filme?
Paula Pimenta - Foi meio de repente. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a idéia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha idéia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um pouco depois também.

Fotos & Livros - Qual seus autores preferidos?
Paula Pimenta - Meg Cabot e Martha Medeiros.

Fotos & Livros - Você tem algum atriz/ator que te inspiram na fisionomia Fani e Leo?
Paula Pimenta - A Lara Rodrigues me lembra a Fani e o Logan Lerman o Leo. 
amei!!!


Fotos & Livros - Fani tem muitas características suas?
Paula Pimenta  - Algumas. Assim como ela, eu sou tímida, romântica e louca por cinema. Mas a Fani é bem mais parecida com o que eu sou agora, do que com a adolescente que eu era aos 16 anos (a idade da Fani no primeiro livro). Ao contrário dela, eu não parava em casa, vivia indo a festas e tinha milhões de amigos. Atualmente eu sou bem mais caseira.

Fotos & Livros - Vai ter FMF 4 ou vc já está pensando em outra história?
Paula Pimenta  - Vai ter, sim! Ele vai ser o último da série. Depois que terminar, já tenho uma idéia para um outro livro, uma série também.

Fotos & Livros - Demorou muito para você conseguir um Editora para FMF?
Paula Pimenta - Demorou, sim. Eu escrevi a maior parte de “Fazendo meu filme 1” em Londres, no ano em que morei lá (2005). Cheguei ao Brasil em 2006 louca pra mostrar pra todo mundo e comecei a procurar editoras. Eu queria publicá-lo de qualquer jeito, mesmo que fosse de forma independente. Nas duas primeiras editoras que eu fui, nem quiseram ler o meu livro. O dono de uma delas falou inclusive que “adolescentes não leem livros grossos”! Na época não tinha Crepúsculo ainda, mas tive vontade de perguntar se ele nunca tinha ouvido falar de Harry Potter, pois o sexto volume da série tinha acabado de ser lançado e tinha o dobro do tamanho do meu livro! Na terceira, a Autêntica, a dona de lá – quando eu contei do que se tratava o livro – ficou interessada e falou que iria ler. Leu, gostou e publicou (ainda que dois anos depois, pois havia um cronograma de publicações que precisava ser respeitado).

Fotos & Livros - O que é mais legal e o que é o mais difícil em ser autora no Brasil?
Paula Pimenta - O mais legal é o carinho dos leitores. O brasileiro é muito afetuoso e gosta de demonstrar. Lembro inclusive que a Meg Cabot, quando veio ao Brasil, comentou isso, que ela nunca tinha sido tratada com tanto carinho e tão efusivamente pelos leitores. Eu adoro receber cartinhas, e-mails, recados, notar que os leitores se emocionam, esse retorno é muito recompensador!

O lado difícil é o preconceito que os brasileiros tem com o “produto nacional”. Muita gente me fala que não gostava de literatura nacional antes de ler “Fazendo meu filme”. Imagino a quantidade de gente que deixa de ler só porque eu não me chamo “Paula Pepper” e não moro no USA...

Fotos & Livros - Fale um pouco sobre você.
Paula Pimenta - Eu moro em Belo Horizonte com minha mãe e irmão. Sou formada em Publicidade. Além de escritora, sou professora de violão e compositora. Tenho um gato, seis cachorros e um namorado lindo. J

Bate bola

Hobby: Meus hobbies se tornaram minhas profissões... Música e Escrita. Mas também gosto muito de ler e de internet.
Sonho: Poder viver bem financeiramente só escrevendo livros. Quero gravar um CD também.
Inspiração: A maior parte tiro da minha própria vida mesmo. Pego algumas coisas que gostaria que tivessem acontecido de outro jeito e coloco no papel, mudando (melhorando) o final da história!
Filme: Tem tantos que eu amo... 10 coisas que odeio em você, De repente 30, A dona da história... e muitos outros!
Música: Linger (Cranberries)
Livro: Griffin e Sabine (Nick Bantock)

Fotos & Livros - Deixe uma mensagem para os fãs de Fazendo meu Filme.
Paula Pimenta - Gostaria de avisar a todos que gostaram de “Fazendo meu filme 1 e 2” que o livro 3 está no forno! 
O lançamento será no dia 22 de outubro, 19h, na Leitura do Pátio Savassi, em BH. Teremos também lançamentos em São Paulo (na Livraria da Vila do shopping Cidade Jardim – dia 11 de novembro – 19h) e no Rio de Janeiro (na Livraria da Travessa do Leblon, dia 12 de novembro – 19h). Espero todos vocês! 

Em outubro...estaremos fazendo um sorteio, de pelo menos um dos livros "Fazendo meu Filme"...aguardem...em parceria com Paula Pimenta e Editora Autêntica.

3 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.