Destaques

Minhas impressões: A mulher do viajante no tempo - Audrey Niffenegger @Suma_BR

Por Unknown •
06 dezembro 2011
Vou fazer uma resenha especial... diferente... mas este livro é mais que especial... eu sou daquelas pessoas que deve aassitir a um fillme antes de ler o livro que inspirou o filme… geralmente fico com raiva da adaptação, roteiro… mas se eu assisto a um filme e gosto e depois vou ler o livro… ADORO o livro…




'A mulher do viajante do tempo' é um destes casos… em abril de 2010 eu assisti ao filme… 'Te amarei para sempre' eu e minha filha mais velha, choramos 'rios de lágrimas' e o filme é um dos nossos preferidos… revejo sempre que posso, não tenho o DVD mas o tenho gravado no HD (da NET)... depois de o filme já ser um dos meus preferidos... descobri que ele foi inspirado no livro de Audrey Niffenegger... e claro... comprei o livro... já há um tempinho... mas o tempo... vocês sabem como anda... me impedia de ler... e na semana passada... mudando de canal na NET... me deparo com o filme... revejo pela 980809809 vez... e resolvo então pegar o livro...
Então... agora vamos ao livro...



Sinopse

A mulher do viajante no Tempo



"Espero Henry, sem saber dele, me perguntando se está bem. É difícil ser quem fica.
Mantenho-me ocupada. Assim, o tempo passa mais depressa.
Durmo sozinha e acordo sozinha. Dou umas voltas. Trabalho até cansar. Olho o vento brincar com o lixo que passou o inverno inteiro debaixo da neve. As coisas parecem simples até pensarmos nelas. Por que a ausência intensifica o amor?" pag 09


Este livro é maravilhoso, encantador... e daqueles livros que quem gosta de se emocionar deve ler... Clare Ashire conhece Henry DeTamble desde seus 6 anos de idade... mas Henry só a conhece aos 28 anos... ele é um 'viajante do tempo'... desde os 6 anos de idade ele 'viaja' para lugares e tempos sem saber para onde e quando está indo... mas em várias destas 'viagens' ele se encontra com Clare em diferentes fases de sua vida... e ela se apaixona por ele... falando assim... parece confuso mas não é... o livro é dividido por datas em diversas épocas, não cronológica... sempre intercalando ponto de vista de Clare e Henry... em diferentes idades... quando eles se encontram... as coisas pelas quais passam... pelas alegrias e tristezas... 

"- Olá.- Por que me procurou?- Porque eu tinha que procurar você. Não foi uma questão de escolha.- Destino?- Chame do que quiser. As coisas ficam meio circulares quando se vive a minha vida. Causa e efeito se embaralham." pag 267

A citação acima... é uma conversa entre Henry e Dr. Kendrick, que vai analisar os genes de Henry para descobrir os genes que causam a 'viagem no tempo'... e exprime perfeitamente a sensação que temos ao ler o livro tentando entender o que vem antes: 'o ovo ou a galinha'... Henry 'viaja' para o presente de Clare em suas idades desde os 6 anos... mas sempre com idades posteriores de ele já ter a conhecido... a diferença de idade deles é de 8 anos... quando eles vivem ao mesmo tempo... mas quando Clare o vê pela primeira vez... em 1977... ele tem 36 anos no encontro... mas em 77 Henry tem 14 anos... quando eles se encontram a primeira vez para Henry... Clare, que já o conhece, está com 20 anos de desde os 18 anos não o vê... e ele com 28 anos... ela sabe que vai encontrá-lo, que eles vão ficar juntos, se casar, mas Henry não contou pra ela como eles irão se encontrar... apenas quando (sem dizer data, apenas que seria aos 20 anos dela)... 

"- Quer dizer, você entende por que eu não te conheço? Eu sinto muito...- Ah, não, não há motivo. Quer dizer, eu sei... por quê. - Clare abaixa a voz. - É porque para você nada disso aconteceu ainda, mas para mim... eu conheço você há muito tempo.- Quanto?- Uns 14 anos. Eu tinha 6 anos quando o vi pela primeira vez.- Nossa. Você me viu muitas vezes? Ou só algumas?(...)- Começa com 23 de setembro de 1977 e termina 16 páginas cheias de cachorrinhos mais tarde, em 24 de maio de 1989. Conto. Há 152 datas, escritas com cuidado na caligrafia cursiva de uma criança de 6 anos usando esferográfica azul." pag 19

Esta é uma resenha difícil de ser feita... pois não quero contar, simplesmente, o que acontece... aliás... não vou dizer nada... vou colocar algumas citações intercaladas... e dizer que o livro mexeu tanto comigo... com meus sentimentos quanto o filme... e posso dizer que chorei 'rios de lágrimas' como chorei no filme... sempre choro... é incrível a beleza da relação de amor de Clare e Henry... como Audrey Niffenegger construiu um mundo fantástico com muita... muita emoção... e um amor que transcende ao tempo... ao espaço... à todas as dificuldades da vida...

"-Você me viu ultimamente quando eu tinha 6 anos?- Bom, agora mesmo eu estava deitado na cama com você lendo 'Emma'. Você tinha 33 anos. Eu tenho 41 agora, e cada um deles é um peso nas costas. - Penteio o cabelo com os dedos e passo a mão no rosto com a barba por fazer. - Sinto muito, Clare. Acho que não estou na melhor forma para o seu aniversário. - Prendo a gardênia na abotoeira do smoking e começo a colocar as abotoaduras. - Vi você aos 6 anos umas duas semanas atrás. Você me desenhou um pato.Clare fica corada de vergonha. O rubor se espalha como gotas de sangue numa tigela de leite." pag 352

Os personagens são encantadores... a estória é envolvente, cativante... indico a todos o livro... é maravilhosa a forma como Audrey intercala trechos de livros ou poemas importantes, tais como de 'A Odisséia' de Homero... no livro, sempre como um complemento ou inspiração para o que está acontecendo no livro... e o filme... se quiserem assistir na Net vai passar algumas vezes este mês... 

"Às vezes, me pergunto se essa disposição, essa esperança, impede que o milagre aconteça. Mas não tenho escolha. Ele vem, e eu estou aqui." pag 450






Comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Confesso que ainda não capitei exatamente estes reencontros, e viagens no tempo, mas fiquei bastante interessada, até porque sou mais uma dessas que adora chorar litros na frente da TV ou de um livro que valha a pena. 
    Vou procurar assistir o filme, para tentar matar minha curiosidade com relação a esse vai e volta por parte dele. 
    Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas agora já estou colocando na minha lista de desejos. Preciso acabar com essa curiosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. PS: acabei de assistir o trailer e consegui entender melhor a ideia do viajante do tempo e não pude evitar me arrepiar com a história, vou ver este filme urgente, pq o livro complica mais (falta $ e espaço para eles). 
    Obrigada por me apresentar a esta história que parece ser linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, esse filme é muiiiitoooo fofooooo *-* 
    Eu não sabia que tinha um livro contando a história deles. Já vai para minha listinha de desejados, porque eu realmente adoro essa história. Amei a resenha intercalando citações, pode fazer assim mais vezes ^^

    Beeeeijinhooos, Ci!

    ResponderExcluir
  4. GabrielaLaganowskiReisterça-feira, dezembro 06, 2011

    Bem, sou suspeita pra falar... Mas acredito que o livro deve ser maravilhoso! Digo isso porque assisti ao filme e amei... Assim como vc Ci chorei rios de lágrimas!!! Um dia quem sabe ainda vou ler o livro! Mas que tenho um problema, gosto de me encantar e surpreender lendo um livro... E depois do filme sei que várias coisas não serão novidades! Eu prefiro primeiro ler e depois assistir!  Esse é um dos problemas que ainda não li a maioria dos livros do Nicholas Sparks... Porque assisto os filmes e perco o entusiasmo... Tenho de deixar passar o tempo! Mas a resenha está perfeita! O livro deve ser ótimo, assim como o filme!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhhhhhh, não vejo a hora de o meu chegar!!! PRECISO DESSE LIVRO.
    Tb vi o filme, amei!!!! {E pq, pq, não mantiveram o mesmo nome do livro, neh?}
    Então esse é um daqueles casos raros em que a gente continua amando o filme depois de ler o livro? S2
    Quando a adaptação faz com que a gente queira correr atrás do original, acho válido, né? E se for boa, melhor ainda!
    Beijocas, Ci!

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi esse filme, já vi na programação, mas nunca consegui pegar o horário pra ver. E vou te falar. Vi o link da nova resenha, e a primeira coisa que fiz foi ver o trailer, e fiquei pasma. Totalmente encantada pelo filme. Nem fiquei com preguiça de ver o trailer, porque alguns eu passo e adianto, porque fico entediada. Mas esse deixou minha mão quieta, sem querer parar de ver por um segundo sequer. Vou procurar os horários na NET, quero muito ver esse filme.
    E a resenha, nossa, mesmo perdida na mudança de idades e anos, hahaha, amei! As citações são lindas. E o livro parece ser tão encantador quanto o filme. Só a capa que não me cativou de primeira. Poderia ter um ar mais romântico, emocional. Mas enfim, gostei muito dessa estória! 

    ResponderExcluir
  7. Aaah, sou assim também. Prefiro sempre os livros. Então, quando um vejo um filme bom e descubro que foi baseado em algum livro, fico louca pra ler, porque eu sei que vai ser bem melhor!

    ResponderExcluir
  8. Preciso ver esse filme e ler o livro!!!!!!!! Ótima resenha : )
    Já havia ouvido falar sobre "A mulher do viajante do tempo", acho que é melhor ver o filme primeiro mesmo!
    Beijos e continue com o bom trabalho

    ResponderExcluir
  9. O filme continua sendo um dos meus preferidos, mesmo depois de ler o livro... que é um dos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh, é muito legal isso! S2
    Quando o filme E o livro são perfeitosos! <3
    Amo qdo a adaptação é tão sucesso que passa a ser tão amada quanto o original S2
    Que chegue logo meu exemplar hehehe =]

    ResponderExcluir
  11. Pode pedir pro Papai Noel... o livro é até mais lindo (como sempre) que o filme...

    ResponderExcluir
  12. Demorei a ler o livro... mas vou falar Gabi... é ainda mais lindo que o filme... estou encantada, maravilhada com o livro...leia...

    ResponderExcluir
  13. Pode assistir... mas não deixe de ler o livro... pede pro Papai Noel....rsrsrs vale a pena...

    ResponderExcluir
  14. O livro e o filme são encantadores... depois me conte o que achou do livro e/ou filme...

    ResponderExcluir
  15. GabrielaLaganowskiReisterça-feira, dezembro 06, 2011

    Vou ler Ci, só não sei quando, mas vou... Outro dia mesmo vi ele na bancada da Saraiva e fiquei com vontade de comprar!

    ResponderExcluir
  16. LIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINDO DEMAIS <3
    Eu já li o livro, acho que foi no começo desse ano... Apesar de um pouco confuso e pesado, chorei litros e com certeza ele foi foi pra lista de favoritos.
    Gostei muito do filme também, apesar de ter visto alguns comentários negativos. Nesse negócio de adaptação de livro para filme, claro que o livro sempre é melhor... Mas comparado a outras adaptações, eu gostei muito do que fizeram... Amo de paixão a Rachel McAdams e o Eric Bana é gato, hsushaushau.
    Até me deu vontade de ver o filme novamente *-*
    Romântica do jeito que eu sou... Com certeza vou chorar toda vez que assistir, mesmo sabendo o fim...
    Enfim, super recomendo o livro :D

    ResponderExcluir
  17. Nossa, sua resenha trouxe lágrimas aos meus olhos. Imagino como deve ser o livro! Estou altamente sensível esses dias, então acho que também chorarei rios de lágrimas, pois vou lê-lo com toda a certeza! Adoro ler sobre amores persistentes, que sobrevivem ao tempo e à distância, como este. Não sabia que livro e filme eram relacionados, mas já tinha ouvido falar do filme. Diferente de você, prefiro ler o livro antes do filme *__* Vou obter ambos! Muito obrigada, Cínthia, por mais essa indicação de coração que vc fez! Me tocou profundamente mais uma vez!

    Bjs.
    @crislayne_df 

    ResponderExcluir
  18. Precisava te dizer, esta madrugada comprei o livro! estou ansiosa para q ele chegue! Tinha que vir aqui agradecer a recomendação, não teria comprado se não visse a resenha aqui. Obrigada! Depois q me desenrolar com os livros da espera te conto o que achei! bjs

    ResponderExcluir
  19. Esse livro deve ser libdo mesmo, acho que vou assistir primeiro o filme e depois compro/leio o livro. Depois da tua resenha Ci, me empolguei \o/ Já está na minha futura lista de compras \o/

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha. Vou ver o filme e depois vou ler o livro. Tb detesto ler o livro primeiro e me decepcionar com a adaptação.

    Beijo

    Leituras de Eliane

    ResponderExcluir
  21. Amo, amo, amoooooooo o filme!
    Ainda não li o livro, mesmo já tendo há bastante tempo. Tenho certo receio de ler o livro e me decepcionar com a história, mesmo sabendo que deve ser linda...
    Bjkas!




    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    http://mimosliterarios.blogspot.com/


     

    ResponderExcluir
  22. Poxa Ci!!!!! Tenho que fazer economia kkkk vc vai me fazer comprar o livro, eu já assisti o filme, não sei qtas vezes me emocionei durante o filme, e no final então... desabei... pensei que estava com crise emocional, kkkk mas pelo que vejo não tava não. Linda resenha Ci!!!!

    ResponderExcluir
  23. É LINDO ESSE FILME 0.0 nossa como eu chorei, chorei a noite toda, horas depois que eu ja tinha terminado de ver o filme ainda estava chorando 0.0 rsrsrsrrs Não sou muito boa em catalogar filme ou livro como favorito por que eles sempre são diferentes uns dos outros. Mas concerteza esta minha linda de filmes PERFEITOS. Não sabia que tinha um livro '-' Ahh eu quero ganhar ele de natal *_* Obrigada vou ter rever o filme é lindo lindo lindo *-* tenho que para de falar u.u Ah Ci não fica embolado no livro quando ele viaja no tempo, é que no filme até voce perceber onde ele ta demora um tempo né

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é tão, tão lindo...
    Gostei do filme também - e olha que sou chata para adaptações - já assisti incontáveis vezes e me apaixono a cada uma delas.
    Pronto, agora me deu vontade de ler novamente o livro e de assistir novamente ao filme!!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in