Destaques

Minhas impressões: Minha Historia - Michelle Obama #lidoSkeelo

Por Fotos e Livros •
18 julho 2021

 Olá pessoal! A correria da vida está me fazendo demorar 'séculos' para ler um livro :( e ainda mais séculos para resenhar um livro (essa resenha comecei a escrever em maio e só agora estou publicando).


Hoje venho falar da biografia de uma mulher espetacular: Michelle Obama.


Eu geralmente não sou de ler biografias, mas há pessoas que me conquistam, as quais eu admiro muito e que quero conhecer sua História, assim como Michelle Obama. Desde que ela se tornou Primeira Dama dos EUA, a primeira dama do Primeiro Presidente Negro dos EUA, e desde que vi, e me emocionei muito com o documentário Minha Historia na Netflix, me encantei ainda mais com essa mulher, vencedora em vários sentidos.


Eu nunca fui preconceituosa, mas hoje, mais velha, mais madura, percebo o quanto não temos noção das dificuldades que um negro, ou preto, não sei qual a melhor palavra, sofre, seja no Brasil ou nos EUA, ou em qualquer lugar do mundo e ler sobre Michelle ou qualquer livro sobre negros, e suas lutas, me faz perceber o quanto devemos aprender e o quanto temos a melhorar como seres humanos. 

Sinopse



Compre na Amazon


Minhas impressões

Logo que me tornei Embaixadora Skeelo e vi que tinha o livro Minha Historia na plataforma, eu troquei pelo livro do mês, iniciei a leitura e fui lendo bem devagar, saboreando e aprendendo com essa incrível mulher.

Quem é Michelle Obama?
MICHELLE ROBINSON OBAMA exerceu o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos entre 2009 e 2017. Formada na Universidade Princeton e na Escola de Direito de Harvard, iniciou a carreira como advogada na firma de advocacia Sidley & Austin, onde conheceu seu futuro marido, Barack Obama. Ela posteriormente trabalhou na prefeitura de Chicago e no Centro Médico da Universidade de Chicago. Michelle Obama também fundou em Chicago a filial da Public Allies, uma organização que prepara jovens para seguir carreira no serviço público. O casal Obama vive atualmente em Washington, DC, e tem duas filhas, Malia e Sasha.


Esse texto acima é a descrição do autor, divulgada pela Editora... Lendo o livro vamos conhecer como a própria Michelle se define. Bem no inicio do livro ela já demonstra o quanto os pais, a família a formaram e o orgulho de sua historia.

"Juntos no nosso apartamento apertado no South Side de Chicago, eles me ajudaram a enxergar o valor da nossa história, da minha história, da história mais ampla deste país. Mesmo quando não é bonita ou perfeita. Mesmo quando é mais real do que você gostaria que fosse. Sua história é o que você tem, o que sempre terá. É algo para se orgulhar." Prefácio do Livro


Michelle fala de sua origem em Chicago no lado Sul onde existiam muitos afro-americanos, mas várias etnias também e sempre conviviam com as todos independente da cor ou classe social.


"Morávamos em um bairro de classe média com pessoas de todas as etnias. As crianças se juntavam não baseadas na cor da pele, mas em quem estava lá fora, pronto para brincar. (...) A vizinhança era uma mescla heterogênea de sobrenomes - Kansopant, Abuasef, YAcker, Robinson - e éramos muito novos para entender que as coisas ao nosso redor mudavam depressa. Em 1950, quinze anos antes de meus pais se mudarem para o South Shore, o bairro era 96% branco. Quando saí de lá e fui para a faculdade, em 1981, era 96% negro." Cap. 8


Michelle é uma mulher cujos pais trabalharam muito para dar um futuro e oportunidades melhores para seus dois filhos, e ela conta com reconhecimento de todas as dificuldades que os pais tiveram, e o tanto que fizeram, mesmo sem ela ou seu irmão Craig pedir.

"Tinham uns quarenta e poucos anos na época e estavam casados fazia quase vinte anos. Nunca tinham passado férias na Europa. Nunca viajavam para o litoral do país nem saíam para jantar. Não tinham casa própria. Eu e Craig éramos o investimento deles. Tudo ia para nós." Cap. 11


O livro é dividido em 3 partes: 

A história começa - com fatos da vida de Michelle, infância, ensino médio, faculdade...

A nossa história - que fala sobre a vida de Michelle com Barack do namoro, casamento, filhas à eleição de Presidente dos EUA...

Uma história maior  - onde Michelle conta um pouco sobre o tempo que a família Obama passou na Casa Branca e as experiências que viveram.



Algumas citações de outras partes aleatórias do livro:

"Ao fim da fala, a voz de Barack subiu em intensidade. Ele não era um pregador, mas sem dúvida estava pregando algo - um ideal. Estava fazendo uma oferta pelo nosso investimento. As opções, a seu ver, eram estas: ou você desiste ou trabalha me prol da mudança. 'O que é melhor para nós?', perguntou Barack. 'Nós nos contentamos com o mundo do jeito que é ou trabalhamos por um mundo como deveria ser?'" Cap. 16


"Para mim, nunca foi muito difícil responder. Eu não achava uma boa ideia concorrer às eleições. (...)

No fundo, eu simplesmente achava que uma boa pessoa tinha maneiras melhores de exercer algum impacto. Para ser sincera, achava que o comeriam vivo.

Mas no fundo da minha mente um argumento contrário já começava a se formar. Se Barack se julgava capaz de fazer algo na política, quem era eu para frear a ideia antes mesmo de ele sequer tentar?" Cap. 20 


Nesta próxima citação, percebemos o quanto Barack Obama é diferente de um certo presidente de um país tupiniquim que não liga a mínima para o país ou para melhorar a vida de milhões de pessoas. Por essas e por outras sou fã de Barack e Michelle Obama há muitos anos.

"No final, a conversa se resumiu ao seguinte: concordei porque acreditava que Barack poderia ser um grande presidente. Ele tinha uma segurança que poucos têm. Tinha a inteligência e disciplina para a tarefa, o temperamento para suportar tudo o que pudesse dificultá-la, o raro grau de empatia que o manteria em fina sintonia com as necessidades do país. Além do mais, estava cercado de pessoas boas e inteligentes, dispostas a ajudar. Quem era eu para detê-lo? Como iria colocar minhas necessidades pessoais e mesmo as das nossas meninas na frente da possibilidade de Barack ser o tipo de presidente que ajudaria a melhorar a vida de milhões de pessoas?" Cap. 23 


 

Esse livro simplesmente me ver, perceber, sentir e aprender sobre as diferenças que todos vivemos e que nos fazem aprender e ser diferentes, o que não podemos nunca deixar de ter em mente é que somos todos seres humanos que merecemos ter nossos direitos intactos independente de cor, sexo, genero, raça, religião ou qualquer diferença que possa existir.


Amei! Obrigada Skeelo por me proporcionar a oportunidade de conhecer mais sobre essa mulher extraordinária e sua historia.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in