Destaques

Minhas impressões (MI-07/2018): O Segredo de Helena - Lucinda Riley

Por Fotos e Livros •
10 maio 2018


Oi pessoal, acho que sou repetitiva ao dizer o quanto gosto de Lucinda Riley e suas estórias, a cada nova resenha dela... mas é impossível não dizer quanto a escrita de Lucinda é criativa... adorei viajar para o Chipre e conhecer a história de Helena e os segredos dela e outros segredos que são revelados em Pandora, a casa que Helena herdou do padrinho.

"Comecei a escrever este livro há dez anos, após um período de férias de família no Chipre. Estávamos hospedados numa bela e antiga Villa nos arredores de Kathikas, cenário de O segredo de Helena. Na época, nossos cinco filhos tinham idades parecidas com as das crianças do livro, e também estávamos recebendo a visita de amigos. Embora grande parte da trama e dos personagens seja ficcional, é claro, não há dúvidas que esta história foi o mais perto que cheguei de me basear na minha própria experiência de vida como mãe, madrasta, mulher e bailarina formada..." Lucinda Riley nos agradecimentos do livro.

Sinopse

Compre na Amazon Brasil


Minhas impressões

Helena é uma ex-bailarina, que deixou de dançar profissionalmente quando engravidou do filho Alex, hoje com 13 anos, ela tem quase 40 anos e tem mais dois filhos, Immy e Fred, de 5 e 3 anos, filhos de seu casamento com William, com quem vai comemorar 10 anos de casada na viagem de férias, em família, ao Chipre para que todos possam conhecer e viver o verão na casa que ela acabou de herdar do padrinho, Pandora.


Como todos os livros de Lucinda Riley o livro intercala trechos do presente e passado, mas neste livro o passado não é tão distante... o início é em 2016 quando Alex, então com 23 anos está retornando a Pandora após 10 anos sem ir ao Chipre e ao chegar à casa e ao pequeno quarto onde ficara hospedado quando um adolescente de 13 anos, encontra seu diário entre os livros que ele organizara e lera naquela época... e então há um retorno de 10 anos e a história vai para 2006 quando a família e alguns amigos da família vão passar o verão em Pandora.

"Levantei os olhos para as estantes que preenchiam os dois lados do quarto claustrofóbico e vi que os livros que eu arrumara trabalhosamente em ordem alfabética ainda estavam ali. Num gesto instintivo, peguei um deles - Rewards and Fairies, de Rudyard Kipling - e o folheei até encontrar o famoso poema. Ao ler os versos de 'Se', os sábios conselhos de um pai para um filho, senti meus olhos se encherem de lágrimas pelo adolescente que eu fora, tão desesperado para encontrar um pai. E que, depois de encontrá-lo, reconhecera que já o tinha.
Quando devolvia Rudyard a seu lugar na prateleira, avistei um livrinho de capa dura a seu lado e me dei conta de que era o diário que minha mãe me dera no Natal, alguns meses antes de eu vir a Pandora pela primeira vez. Todos os dias, durante sete meses, eu escrevera nele com assiduidade e, sabendo como eu era na época, pomposamente. Como todo adolescente, eu acreditava que minhas ideias e sentimentos eram únicos e inovadores, pensamentos que nenhum ser humano jamais tivera antes de mim." posição 1%

 No salto no tempo, de volta a 2006, acompanhamos as palavras e sentimentos de Alex em seu diário e depois os acontecimentos, narrados em terceira pessoa, para que possamos saber o que acontecera com cada um dos personagens ao longo do verão e até mesmo no passado de Helena.

"Nas semanas anteriores, tivera uma estranha sensação de desastre iminente, a qual, por mais que tentasse, simplesmente não tinha conseguido afastar. Talvez fosse o fato de ela estar se aproximando rapidamente de um aniversário que era um marco. Ou talvez fosse apenas por saber que estaria voltando para cá... " posição 5%

No retorno a Pandora, Helena chega com os dois filhos mais velhos, Alex e Immy, para organizarem a casa antes que William chegue com Fred e os outros hóspedes. No passado, quando tinha 15 anos, Helena se apaixonou por um rapaz local... e ele foi uma das primeiras pessoas que ela reencontrou ao chegar a Pandora.

"À medida que o susto pelo aparecimento de Alexis começou a passar, ela considerou que ele era pouco mais que um menino naquela época, apenas alguns anos mais velho que o filho. Agora, era um homem de meia-idade, mas sua essência permanecia inalterada.
Helena coçou o nariz, pensativa. Ninguém esquece o primeiro amor, cada pessoa considera a própria experiência única, inigualável em seu poder, sua paixão e sua beleza. E, é claro, aquele primeiro verão com Alexis em Pandora havia permanecido em sua memória durante 24 anos, como uma borboleta presa no âmbar para sempre."


Enquanto Helena relembra aquele verão passado, Alex (o filho) fica impressionado com o chipriano atencioso, amigo da mãe, e se pergunta se ele poderia ser o pai que ele nunca conhecera e que está determinado a descobrir quem é, neste verão...

"Por que é que, de repente, passei a ficar mais obcecado do que de hábito com essa história de pai?
Talvez porque, até aqui, minha mãe sempre tinha sido o bastante. Nunca precisei de mais ninguém.
Mas, nos últimos tempos - e eu a entendo perfeitamente -, sinto que ela anda escapulindo.
Não tem sido ela mesma.
Nem eu." posição 17%

Os hóspedes de Helena e William seriam a princípio a família Chandler, Sacha e Jules e os dois filhos Rupes e Viola, Sacha era o melhor e mais antigo amigo de William, mas a esposa e o filho são dois chatos, irritantes, o menino, pouco mais velho que Alex é um daqueles valentões que provocam o 'amigo' menor, gordinho e super inteligente. Mas além do Chandler, a melhor amiga de Helena, Sadie, resolve se convidar para Pandora, após um rompimento de namoro meio abrupto e também Chloë, a filha do primeiro casamento de William, que ele não via há muito tempo e que de repente a ex-mulher achou interessante que eles passassem um tempo juntos...

"Chloë era, em suas próprias palavras, 'desencanada'. Tão desencanada, percebeu William, que talvez a indiferença dela em relação ao pai ferisse tanto quanto o ódio arraigado que ele estivera esperando. A filha não parecia se incomodar por ter passado quase seis anos sem vê-lo." posição 21%


À medida que a casa se enche, os relacionamentos vão ficando tensos, e os segredos de Helena vão deixando ela tão tensa quanto cansada com a função de ser uma excelente anfitriã. William desconfia e se enciuma do relacionamento de Helena com Alexis... e até a melhor amiga dela a previne sobre a identidade do pai de Alex.

"- Benzinho, eu sinto um carinho enorme por você, mas nunca entendi por que a identidade do pai do Alex é esse segredo guardado a sete chaves, a ponto de você não o ter revelado nem a mim. É claro que, quem quer que seja, não pode ser tão ruim, não é?
- Juro que pode. Desculpe, Sadie, eu realmente não estou disposta a falar disso. Tenho minhas razões, pode acreditar.
- Está bem. - Sadie deu de ombros. - Seu quanto você é reservada, mas, como sua melhor amiga, só estou avisando que o dia do acerto de contas não está longe. E você vai ter que enfrentá-lo, pelo bem do seu filho." posição 34%

Helena começa a contar alguns dos segredos, o mais antigo ela conta a Alexis e depois ao marido, mas o maior e mais secreto de seus segredos é muito difícil de ser contado e ela precisa de muita coragem para isso.

"-Bem, aquele verão que passei aqui certamente moldou meu futuro. Não é incrível ver como cada decisão que tomamos afeta a decisão seguinte? - refletiu ela. - A vida é um conjunto de dominós em queda; esta tudo conectado. Dizem que podemos descartar o passado, mas não podemos, porque ele faz parte de quem somos e de quem vamos ser." posição 38%

"- Por favor, não lamente, William. O que eu fiz me atormentou desde aquela época. Nunca pude me perdoar de verdade.
- Bem, você tem que tentar, Helena. Todos fazemos o que julgamos melhor na ocasião, e até você precisa reconhecer, em retrospectiva, que fez a coisa certa - acrescentou William, com delicadeza." posição 53%

Outros segredos são revelados e de forma traumática para a família Chandler, que sofre bastante durante o verão passado em Pandora, e Alex, ajuda não apenas a pequena Viola de 10 anos, como seu arqui inimigo Rupes, quando a 'bomba' estoura na cabeça das crianças...

"-Alex - Rupes espalmou as mãos na mesa. - Tenho que passar nesse exame, mas sou péssimo em inglês, pior em francês e apenas passável em matemática e ciências. Preciso de ajuda com as matérias. Será que você... - pigarreou - ... você me ajuda a passar?
Alex assobiou:
- Rupes, você quer que eu lhe dê aulas? " posição 56%

Daí pra frente temos a chegada do melhor amigo, perdido há muito, de Helena, seu parceiro de dança,  Fábio, meio 'padrinho' de Alex, o único que estava com ela em Viena quando ela engravidou e teve Alex, o único que sabe o segredo mais oculto dela, e apesar da alegria do reencontro existe uma tensão no ar e enfim a revelação do segredo para William e Alex.

"- (...) Não - Fabio bateu na mesa -, nunca se deve lamentar nada na vida. O passado, bom ou ruim, é que nos faz ser quem somos.
Helena pegou a mão do amigo e a apertou.
- Eu tinha me esquecido de como você é sábio. Obrigada, meu querido." posição 73%

Impossível largar o livro, mesmo após a revelação do segredo de Helena, temos várias emoções que nos faz esquecer todas as responsabilidades até terminar de ler o livro, e ainda assim, mais difícil despedir de seus personagens, eu por exemplo, não consegui pegar um outro livro (e tenho 8974568799878971654 para ler) até agora (a semana inteira preparando esta resenha) não consegui me separar de Helena, Alex, William e Pandora.


"A casa... Pandora... o instinto que ela tivera a respeito de voltar ali fora acertado. A caixa tinha sido aberta; seu conteúdo empoeirado fora vomitado pelos cantos escuros e saíra voando livremente, provocando caos e sofrimento. No entanto, assim como no mito, ainda restava uma coisa: a esperança." posição 82%

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in