Sinopse:
Compre na Amazon Brasil:
Minhas impressões
Falar sobre livros de receitas, ou de culinária é bastante complicado, mas eu vou tentar... Niki Segnit mora em Londres e descobriu que adorava cozinhar, mas prefere fazer receitas fáceis. E neste livro: DICIONÁRIO DE SABORES ela escolheu 99 sabores e
"Minha primeira tarefa foi preparar um lista de sabores. Parar no 99º foi, de certo modo, uma arbitrariedade. No entanto, um dicionário de todos os sabores existentes não só seria inviável como impossível de ser manuseado com facilidade.As categorias em que são divididos os verbetes:
(...)
Em seguida vieram as harmonizações. Evidentemente os pratos não costumam se limitar a apenas dois ingredientes, (...)
Os verbetes detalham cada uma dessas harmonizações com base na ciência do sabor, história, cultura, sabedoria de chefs e preconceitos particulares - qualquer coisa que possa esclarecer o motivo pelo qual certos sabores casam bem entre si, o que eles realçam um no outro, como a mesma harmonização de sabores é apresentada em diferentes culinárias e assim por diante." posição 1% (Introdução)
- torrados
- carnes
- queijos
- terrosos
- amostardados
- sulfurosos
- marinhos
- salmouras e sais
- verdes e gramíneos
- condimentos
- amadeirados
- frutas frescas
- frutas cremosas
- cítricos
- frutas silvestres e arbustos
- florais frutados
Pra cada um destas divisões ainda há subdivisões como dentro dos torrados (chocolcate, café e amendoim) e Niki vai explicando sobre o item e depois fazendo as combinações.
Coloquei a explicação sobre o café, porque amo tanto café, que aqui em casa eu moo os grãos apenas na hora de fazer o café, para manter o seu sabor ainda mais saboroso. (foto de meus grãos)
O livro tem algumas poucas receitas, mas o mais interessante é aprender sobre os alimentos e seus sabores e texturas e diferenças.
O livro tem algumas poucas receitas, mas o mais interessante é aprender sobre os alimentos e seus sabores e texturas e diferenças.
"CebolaMais um alimento, e seus derivados e combinações que amo... a família Allium
Os mais dedicados trabalhadores do ramo de alimentos. De todas as espécies do gênero Allium, a cebola contribui com uma gama de sabores distintos, desde o frescor herbáceo e suave da cebolinha-francesa, ao sabor perfumado e delicado das chalotas, à robustez que leva às lágrimas do bulbo da cebola e à rusticidade vegetal dos alhos-porós e cebolinhas. As cebolas cruas conferem um caráter fresco e penetrante a patês e saladas; assadas ou cozidas lentamente, elas se tornam doces e suculentas; fritas até escurecer, acrescentam uma dimensão doce e amarga ao cachorro-quente." posição 23%
Este livro é para ler e saborear com tempo e por muito tempo... eu queria um pouquinho mais de receitas.
Um reportagem sobre o livro que está na Fanpage LeYtoras
Site da autora: http://www.flavourthesaurus.com/about-author-niki-segnit/
0 comentários:
Postar um comentário
Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...
Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!
Deixe seu nome e/ou twitter.