Destaques

Um Outro Olhar #14 O cinema em 2011 pelo olhar do Oscar

Por Nanda Martinez •
27 janeiro 2012
Oláááá genteeeee...



Entããão, que eu sou bookholic todo mundo já sabe né? rsrsrsrs Pois é, o que poucas pessoas sabem é que eu também sou cinéfila de carteirinha e assumidíssima. Amo cinema desde que vi Mogli o Menino Lobo quando era bem pequenininha * Disney garantindo a infância cinematográfica da pessoa*





E como eu sou uma boa amante do cinema, não perco nenhuma edição dos prêmios da Academia, mais conhecido como Oscar. Sendo assim, a Ci, me chamou aqui hoje para comentar um pouquinho com vocês sobre alguns candidatos nesse ano e eu na hora topei. * até porque a pessoa não vive só de livros cof cof *


Curiosidades: Esse ano ao invés dos tradicionais 10 indicados a melhor filme, a Academia escolheu somente 9 filmes. Não entendi o motivo, até porque não foi dado por nenhum membro da mesma alguma explicação.  Contudo, tal atitude nos levar a crer que não tiveram filmes bons o suficiente esse ano, e eu não concordo com isso.


Vamos começar... ?


  • The Help ( Histórias Cruzadas) -> Esse filme é uma adaptação do livro A Resposta lançado aqui no Brasil pela Editora Bertrand. O filme recebeu, se não me engano, 4 indicações, sendo 3 para atuação e uma de melhor filme. A história é sobre um grupo de empregadas negras, que trabalham para familias "brancas" em um estado onde a maioria das pessoas ainda é muito racista. O que eu amei no filme, além das atuações, foi o fato dele mostrar que as coisas não eram fáceis para essas mulheres. Elas trabalhavam para ganhar menos do que o necessário para sobreviver ou sustentar suas famílias e ainda sofriam com acusações injustas e muitos preconceitos. É somente quando uma jornalista mente aberta chamada Skeeter ( Emma Stone) decide contar as histórias que essas mulheres tem para contar, que o filme começa de verdade. E, gente, as atuações nesse filme são maravilhosas. Viola Davis, indicada a melhor atriz, interpreta Aibileen, uma das empregadas, e devo dizer que ela está maravilhosaa. Uma cena dela me fez chorar e tudo. Porém, a surpresa do filme fica pela Octavia Spencer interpretando mais uma das empregadas, Minny Jackson. A Octavia é responsável por cenas engraçadíssimas e memoráveis durante o filme. Ela é a favorita em sua categoria ( Atriz coadjuvante), já ganhou o Globo de Ouro e eu torço muito pela sua vitória. Para o filme eu dei notá máxima, 5 estrelas.


  • Midnight in Paris (Meia Noite em Paris) -> Eu sou meio suspeita para falar desse filme, porque sou fã do Woody Allen. Fui ver esse filme com a minha amiguinha, Beeta, e adorei. Gente, o filme é muito melhor do que eu imaginava que seria. É Sobre um casal, Gil e Inez, que está noivo e acaba viajando para Paris junto com os pais da noiva. Gil ( Owen Wilson) é um roteirista de Hollywood que está tendo problemas para escrever seu primeiro livro, e assim que chega em Paris acaba se apaixando pela cidade, por seu espírito romântico e a idéia em sua cabeça, de que os anos 1920 em Paris ( The Golden Age), foram os melhores do mundo. Contudo, Inez ( Rachel McAdams) não compartilha suas aspirações românticas e muito menos a idéia de se mudarem para lá depois de casados. E numa dessas noites em Paris, Gil acaba se colocando em uma pequena situação que vai mudar e marcar a sua vida para sempre. Não posso contar muito sobre a situação, mas vou dizer que envolvem anos de glória e artistas realmente impressionantes, como Salvador Dali. O filme também recebeu 4 indicações, sendo elas para: Melhor filme, Melhor Diretor, Melhor roteiro original e Melhor direção de arte. Meu palpite é que ganhe somente em roteiro, já que a idéia de Allen para esse filme, foi realmente muito boa e diferente. Dei 5 estrelas para esse também e peço que as pessoas deem uma chance ao filme, pois o Woody Allen acertou e muito nesse ;D 

Curiosidades: A primeira dama francesa, Carla Bruni, faz participação nesse filme.



  • Moneyball ( O Homem que mudou o jogo) -> Esse filme está indicado em 6 categorias, sendo as principais: Melhor filme, Melhor ator para Brad Pitt * pausa para suspiros* e a surpresa, Jonah Hill, para Melhor ator Coadjuvante. O filme conta a história de Billy ( Pitt) que é como se fosse um chefe do departamento de futebol de um clube, mas só de que de Baseball, dos Oklahoma A´s que esta lutando contra a falta de recursos do clube para pagar bons profissionais e assim conseguir ganhar títulos. Quando está prestes a desistir, conhece Peter Brand, um economista que trabalha com baseball e tem idéias de como montar um time campeão dentro dos orçamentos de Billy. O problema, é que a maioria dos dirigentes tem a mente muito fechada para os jogadores que Peter e Billy indicam, pois pensam que jogador bom é aquele famoso e que acerta todas * o que nós bem sabemos que não é verdade*. Não vou contar se os métodos dessa dupla vão dar certo ou não, mas digo que esse não é mais um filme sobre esportes. O roteiro engloba assuntos como família, confiança e como uma pessoa pode mudar o rumo da vida de outras. Super recomendo. 4 estrelas ^^

  • The Artist ( O Artista) e Hugo ( A invenção de Hugo Cabret) -> Esses dois filmes eu ainda não tive o prazer de ver, porém, como foram os dois filmes com mais indicações, 10 e 11 respectivamente eu tinha que fazer uns comentários rápidos sobre eles.



O Artista é um filme francês e mudo. É, isso mesmo, ele é um filme mudo. A história gira em torno de um artista famosíssimo do cinema mudo, George Valentim ( interpratado por Jean Dujardin) que está sofrendo muito com a chegada do cinema falado, pois assim, irá cair no esquecimento do público. Em contrapartida a sua amiga, Peppy Miller ( Bérénice Bejo ) está fazendo muito sucesso com essa nova forma de cinema. Uma curiosidade muito interessante sobre o filme é que além de ser mudo, ele é em preto e branco * eu AMO filmes em preto e branco <3 *

A minha única preocupação é que parece que nenhuma empresa brasileira o comprou para exibição ainda e isso me deixa muito triste. Quem sabe com o reconhecimento que as indicações trazem, o filme não ganha data e locais de exibição em terrinhas brasileiras. Afinal de contas, ele é o favorito para ganhar melhor filme...



A Invenção de Hugo Cabret é o mais novo filme de um dos meus diretores favoritos, Martin Scorsese. Neste filme ficamos conhecendo a história de Hugo, um menino órfão que desde a morte da sua mãe tem como moradia as paredes de uma estação de trem em Paris e acaba se envolvido em um mistério sobre seu pai e outras cositas mááás...


  • Melhor atriz -> Eu decidi falar sobre essa categoria pois é a única em que tenho realmente uma previsão concreta do vencedor ( a). Nessa categoria concorrem: Rooney Mara ( Os homens que não amavam as mulheres), Glenn Close ( Albert Nobbs) Viola Davis ( The Help), Michelle Williams ( My week with Marilyn) e Meryl Streep ( A dama de ferro). Sou muito suspeita, mas o meu palpite vai para a diva mor de todas as divas, Meryl Streep. Ela é sem dúvidas uma atriz que vai transcender gerações e se vocês tiverem a chance de vê-la interpretando a Margaret Thatcher vão entender o porque esse Oscar merece ser dela. Vale lembrar que ela tem o record de 17 indicações de 2 vitórias por Kramer vs Kramer e A Escolha de Sophia. Ela não é demais ? <3 
Trailer do site http://xcine.com.br/ 

Entãão é isso gente!!! Eu não posso falar mais porque só consegui ver esses filmes que comentei. Agora que a lista oficial saiu eu vou correr para ver todos nas suas respectivas estréias. 

Para quem quiser a lista de todos os indicados para todas as categorias, pode ir em: http://wp.clicrbs.com.br/cameraan/2012/01/24/lista-dos-indicados-ao-oscar-2012/?topo=84,2,18,,,84 

Espero que tenham gostado desse especial cinematográfico aqui no Fotos e Livros. A cerimônia vai ao ar no domingo, 26 de fevereiro na TNT e na Rede Globo. 

Até a próxima... 

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Eu gostei das indicações deste ano! Meu preferidos são meia Noite em paris e O Artista.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, amiga, foi um post longo, mas eu li tudo e adorei,  muito divertido! 
    O comentário então precisa ser a altura, hihi x)
    Eu quero muito ler o livro 'The Help' e ver o filme, só falam muito bem, e to muito curiosa!  
    Meia Noite em Paris, o que falar desse filme né amiga? Mesmo ficando um pouco perdidas quanto a quem era quem, o filme é uma graça e merece prêmios, com certeza!
    Estou muito ansiosa pra ver Moneyball, Brad Pitt sempre arrasa e nesse não deve ser diferente!

    Enfim, arrasou, amiga! Versão real da Fani =D

    ResponderExcluir
  3. O único que assisti e amei... foi 'Meia Noite em Paris'... e eu nem gosto de Woody Allen, quero assistir 'Histórias Cruzadas'... 'Os Descendentes'... e mais alguns outros... 

    Adorei o seu post Nanda... ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha muito obrigada amiga *-*
    Eu adoro Woody Allen, sou maluca, eu sei. rsrsrsrs Eu adorei Meia noite em paris, foi um dos meus favoritos do ano todo. Amanhã devo assistir os descendentes =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, vamos ver se Meryl leva a estatueta este ano, torcendo muito por ela tbm!

      Excluir
    2. aaaaaaaahh, torcendo pela diva sempre! Ela deveria ter levado em 2009 pela freira que fez no filme Dúvida, mas roubaram o Oscar dela para a Kate Winslet que foi coadjuvante e não principal no filme. Fiquei bolada rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  5. owwwwwwn, adorei amiga rsrsrsrs
    Moneyball é bem legal e Brad Pitt, bem... rsrsrsrsrs =D

    ResponderExcluir
  6. Eu também achei legais as indicações, mas não concordei com muitas coisas, incluisive não terem 10 indicados a melhor filme. E as aventuras de tintim de fora das animações rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. O chato é que os filmes não passaram aqui ainda, então a gente não tem nem como dizer se foi merecido ou não.

    Apesar disso, como pottermaníaca que sou, acho que a academia pecou. Nem digo que HP 7 P 2 mereceria indicação ao melhor filme(embora eu ache que merecia), mas a interpretação do Alan Rickman como Snape com certeza mereceria uma indicação a ator coadjuvante.

    Enfim, torcendo por The Help porque tenho o livro e vou ler! (kkkkkkkkkkkkkkk)

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda!
    Desses filmes que você falou eu assisti Histórias Cruzadas (muito bom), Meia Noite em Paris (foi bem diferente do que eu imaginava, mas é legal, Rachel diva!) e Moneyball (legal, mas como não sei absolutamente nada de baseball...) 
    Quero muito ver A Dama de Ferro =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Só quero apoiar uma coisa que você disse: Niguem vive somente de livros.....

    Respondendo a sua obsevação: Quando a academia expandiu o número de indicações de melhor filme de 5 para 10 em 2010, eles anunciaram que nem sempre necessariamente seriam 10 filmes indicados, o número de indicados pode variar de 5 a 10, dependo da qualidade dos filmes...

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in