Destaques

Minhas impressões: A linguagem das flores Vanessa Diffenbaugh @VDiffenbaugh @editoraarqueiro

Por Unknown •
17 setembro 2011

Estou sem palavras para começar a resenha… e com receio de nao conseguir mostrar toda a beleza do livro com minha resenha…


Vanessa, I wish translate this review for you, but I can't... I have no words (in English) enough to say how I loved your book. I just say THANK YOU!


Vanessa, eu gostaria de traduzir esta resenha para você, mas eu não posso... eu não tenho palavras (em inglês) suficientes para dizer o quanto amei seu livro. Apenas digo OBRIGADA!



Sinopse



Minhas impressões

Vcs viram a capa? A flor da capa é um Gérbera… que significa animação… o que tem um significado bem compatível com meu animo ao terminar de ler 'A Linguagem das Flores' que a  Editora Arqueiro está lançando no Brasil… eu sou bem eclética com leituras… mas os livros que mais amo ler são os livros com histórias interessantes e fofas! E definitivamente este livro me  encantou, me cativou, é um dos muitos fofos que tenho lido, mas será um dos muitos com lugar especial em minha estante e coração… livro para estar ao alcance das mãos sempre para reler e consultar… sempre gostei de flores… sinto falta de não tê-las sempre em minha casa… mas sou uma negação nos cuidados com as flores… elas sofrem… acabam morrendo… quero tentar manter em minha casa flores com significado agradáveis… com boas energias… (falando demais  e nem falei sobre a estoria do livro ainda)… inclusive já comecei colocando as Gérberas abaixo para nos dar mais ânimo.

Victoria é uma menina que ao completar 18 anos… após viver a vida inteira em lares adotivos, até os 10 anos, e abrigos,  após os 10 anos, é obrigada a viver por conta própria… procurar emprego para se manter, mas sua vida não foi nada fácil… ela nao confia nas pessoas, não se acha digna de carinho, amor ou de qualquer coisa boa…

Por 1 ano em sua vida ela viveu com Elizabeth uma mulher solitária e sofredora… que a acolheu e a amou… de uma forma linda… e ensinou para Victoria a 'linguagem das flores'… para elas… cada flor tem um significado… desde a misantropia -ódio a humanidade (Cardo) até o amor eterno (cravos-de-amor)… Victoria se sentiu amada e começou a amar… mas como nunca coneceu este sentimento ela acaba se afastando de Elizabeth… mas sempre a guarda no coração e memórias…


O livro é relatado em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Victoria, que vai intercalando presente e passado… sempre com interrelaçao entre ambos… cada parte do livro (são quatro) tem um título… relacionado a flores ou a emoções…

Victoria, no presente, arruma um emprego com Renata, que tem uma floricultura, onde Victoria se destaca pelos arranjos maravilhosos e sempre utilizando as flores e seus significados… ajudando pessoas a se reencontrarem… a encontrarem seus amores… a abençoarem suas relações… e ao ir com Renata ao Mercado das flores Victoria acaba conhecendo um florista (que vende suas flores no mercado) e com ele inicia uma conversa através dos significados das flores… uma relação muito linda! Grant é um homem sofrido mas de um coração maravilhoso!




Victoria prepara várias fichas com fotos e significados das flores após estudar vários livros… e arquiva as fichas que a auxiliam em um novo negócio Mensagem



Em determinados momentos da leitura eu pensava: 'Meu Deus! Como ela fez isso?'… mas definitivamente 'A linguagem das flores' é um dos livros mais encantadores que já li…


Eu comecei anotando todos os significados, e só vi que no final do livro tem um índice… 'O dicionário de flores de Victoria'… vou manter este livro sempre as mãos para estar sempre relendo além de sempre consultando as flores e seus significados… como adoro fotografia… fiquei com vontade de sair fotografando e catalogando flores pelo mundo…  já comecei… por onde ando… e  vejo flores fotografo…



A forma como Vanessa aborda a adoção... e tudo o que pode acontecer com os adotados... rejeitados... é muito tocante... a autora tem uma instituição com o objetivo de criar um movimento nacional de apoio a jovens que estão deixando os abrigos e se emancipando como Victoria... jovens que não foram adotados adequadamente e ao se tornarem maiores (18 anos) precisam partir para a vida... esta instituição se chama:


CAMELLIA NETWORK


Além disso, a autora tem um filho adotivo de 18 anos... que hoje cursa a Universidade de Nova York... 


Citações

As citações... vou me segurar... pois se eu não me segurar... vou citar todo o livro...


"Por mais de uma década, passe cada momento livre decorando os significados e descrições científicas das flores, embora quase nunca tenha usado a maior parte desse conhecimento. Utilizava sempre as mesmas: um buquê de calêndulas, luto; um vaso de cardos, misantropia; um pouco de manjericão seco, ódio." pag 12

"- ... Esta é sua última chance. A última mesmo, Victoria... está me ouvindo? - Não respondi. - quando você completar 10 anos, o juizado vai declará-la inapta para adoção e nem mesmo eu vou continuar tentando convencer as famílias a aceitá-la. Se não der certo desta vez, você irá para um abrigo atrás de outro até a sua emancipação. Apenas me prometa que vai pensar nisso." pag 15

"- Você tem que querer - disse Meredith. - Só posso ajudar até certo ponto. No fim das contas, você tem que querer." pag 22

"- Rosas brancas são uma boa escolha para uma adolescente - falei. - E alguns lírios do vale, talvez? - acrescentei, sacando uma haste longa com sinos cor de marfim balançando na ponta.....- Sabe - comecei, tentando usar um tom casual, amigável, mas sentindo as palavras presas em minha garganta, por causa da emoção -, há quem diga que os lírios do vale trazem a felicidade de volta." pag 47

"Mas, de repente, eu soube que queria ser florista. Queria passar minha vida escolhendo flores para desconhecidos, meus dias oscilando entre o frio da câmara frigorífica e o barulho da gaveta da registradora." pag 55

"Não queria voltar. Gostava de Elizabeth. Gostava de suas flores, de sua uvas, de sua concentração inabalável. Por fim, percebi que tinha encontrado um lugar onde queria ficar." pag 98

"Não confio em mim mesma - declarei. - Seja qual for a vida que você imagine para nós dois juntos, não vai acontecer. Eu estragaria tudo." pag 134

"A luz do sol iluminava seu perfil. Dando uma volta, capturei seu rosto na luz e na sombra. A câmera clicava enquanto eu andava ao seu redor, olhando para o topo de sua cabeça e seguindo a linha de seus cabelos até a gola da camisa." pag 161
"... a cada dia que passava, eu me sentia mais desolada e as consequências de minhas decisões me pareciam menos suportáveis. Virei-me para subir a escada de novo." pag 250




Uma das partes mais lindas do livro para mim... é a citação abaixo... mas vocês vão ter que ler o livro para entender o motivo da emoção...

"- Hazel. - Avelã. Reconciliação. Grant puxou uma raiz teimosa de capim-colchão, evitando meus olhos. - Achei que algum dia ela traria você de volta para mim." pag 266


"Inclinando a cabeça, mergulhei o nariz no buquê que criara. Havia flor de linho, de aveleira e não-te-esqueças-de-mim. Rosas brancas e cor-de-rosa, helenium e pervinca, prímula e montes e montes de câmpanula. Botei musgo aveludado entre os caules bem amarrados, de moro quase imperceptível, e salpicara o arranjo com as pétalas roxas e brancas das sálvias mexicanas da fazenda de Grant. O buquê era enorme, mas ainda assim nem de longe era o suficiente." pag 274

"Um dia, eu conseguiria fazer tudo isso.Mas ainda não....A ideia me enchia tanto de alegria quanto de pavor." pag 281



PROMO

A Editora Arqueiro (parceira mais que maravilhosa) vai nos presentear com um exemplar para nossos seguidores... e como eu adoro um concurso cultural... e acho que todos vocês adoram... valendo um exemplar do livro 'A Linguagem das flores'... você deve responder nos comentários:

Por que eu mereço ganhar o livro 'A Linguagem das flores'? 

de hoje até o dia 26/09... no dia 27... niver da minha avó querida... vamos escolher as três melhores... e vocês e todos que quiserem vão votar até o dia 30/09 para escolher o ganhador... lembrando que vc deve ser seguidor publico do blog...


Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Amei a capa desse livro e fiquei curiosa para ler. Gérbera é uma das minhas flores favoritas e linda demais. Não vou participar da promo pois não gosto de concuso cultural. Boa sorte a todos.
    Bjkas,

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  2. Yaaaaaaay! As flores comigo também morrem, Ci. Coisa mais triste, não tenho "green fingers" Pareço a Morticia Addams... =/
    Achei tããããããããããããão bonito o livro, o jeito como vc explico tudo me deixou com vontade de ler - ela fez fichas! Um dicionário das flores xD
    Amo gérberas, então já tinha gamado na capa ^^
    Muito boa sua resenha, passou legal a emoção do livro - me want it.
    Vou participar da promo sim! <3
    ADÓÓÓÓÓÓÓÓRO concurso cultural e vou pensar em algo bem bonito pra escrever S2
    Beijocas =***

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu nem imaginava que  a gerbera significava animaçao, tive uma chefe que a comprava toda semana para colocar na mesa porem ela nao era muito animada mas era muito justa...Eu amei a capa, sinopse e resenha, qto ao concurso vou pensar em uma frase bem legal para participar..bjokas!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. 

    E to muito curiosa pra ler esse livro. Nem sabia essa curiosidade das gerberas. Vou comprar pra ter em casa, agora! Super bem vinda!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  5. já tinha lido a  resenha desse livros em outros blogs mas a sua me emocionou muito
    nunca fui muito ligada em flores mas apartir de agora vou procurar me informar 
    dos significados delas

    ResponderExcluir
  6. UAU me surpreendi com a tua resenha... não esperava tudo isso desse livro. Fiquei com vontade de ler ... mais um para minha super lista de desejados *_*

    ResponderExcluir
  7. GabrielaLaganowskiReissegunda-feira, setembro 19, 2011

    Ai gente, que lindo esse livro!! Adorei e vou pedir para a parceira para ler também! Até minha mãe vai ler! Flores são a janela de nossa alma e de nosso coração! São vida, são luz... Assim como a música! Duas coisas que sempre tenho por perto... Flores e música... Perfeito para uma conexão com a humanidade, com o amor ao próximo... Porque só se ama o próximo quando se ama a si próprio! Para se amar é preciso se conhecer, se perdoar e tentar ser cada dia melhor! E flores e música tem um grande auxilio neste aprendizado! Adorei... Tinha achado a capa fofa! Mas não tinha lido uma resenha até o momento... Agora eu queroooooooooo!

    ResponderExcluir
  8. Participando! Adoro concursos culturais, muito mais legais que sorteios [até porque, eu sou meio pé-frio...]

    Eu vivo num mundo entre fantasia e realidade, onde várias linguagens são permitidas e usadas, mas nem sempre todas elas são compreendidas.  Já uso bastante a linguagem figurada, sou fluente na linguagem do sarcasmo, aprecio a linguagem das entrelinhas e tenho minhas dificuldades em aprender a linguagem do amor. Posso aprender mais uma, pra confundir e explicar minhas emoções à quem interessar possa... com a linguagem das flores. Quem sabe seu uso faça mais efeito - e seja mais bonito - do que todas as outras?

    ResponderExcluir
  9. Eu mereço ganhar esse livro porque sou valorosa como uma flor... às vezes, sou um cacto, e pinico as pessoas quando estou de mau humor =P



    Màs às vezes sou como um lírio, e afasto a revolta, encanto o ambiente com a minha majestade, trazendo a felicidade de volta xD



    Em alguns dias, me sinto frágil... e preciso de uma redoma e de outras florzinhas ao meu lado... que nem a rosa do Pequeno Príncipe... preciso de amor, carinho e cuidado... S2



    E às vezes sou como aquela plantinha sem nome... que ninguém conhece... esperando que alguém entenda sua linguagem... esperando ser conhecida... *-*



    ... e, com esse livro, a Linguagem das Flores, que não fala somente de flores, como também de valores, amigos e amores... quem sabe eu me comprrenda, me divirta, e aprenda a melhorar minha própria linguagem, e me torne uma florzinha mais querida xD

    ResponderExcluir
  10. Minha participação sumiu? O.
    Vou colocar de novo... =S

    ResponderExcluir
  11. Eu mereço ganhar esse livro porque sou valorosa como uma flor... às vezes, sou um cacto, e pinico as pessoas quando estou de mau humor =P



    Màs às vezes sou como um lírio, e afasto a revolta, encanto o ambiente com a minha majestade, trazendo a felicidade de volta xD



    Em alguns dias, me sinto frágil... e preciso de uma redoma e de outras florzinhas ao meu lado... que nem a rosa do Pequeno Príncipe... preciso de amor, carinho e cuidado... S2



    E às vezes sou como aquela plantinha sem nome... que ninguém conhece... esperando que alguém entenda sua linguagem... esperando ser conhecida... *-*



    ... e, com esse livro, a Linguagem das Flores, que não fala somente de flores, como também de amigos e amores... quem sabe eu me comprrenda, me divirta, e aprenda a melhorar minha própria linguagem, e me torne uma florzinha mais querida xD

    ResponderExcluir
  12. Capa muito bonita! Resenha linda!
    Nunca li um livro que dê tanto enfoque em flores...Elas são tão perfeitas e puras... Creio que as flores sentem tudo ao seu redor. Elas vão crescer lindas e saudáveis se estiverem em um bom ambiente. E cada uma tem seu significado, o que é super legal :)Mereço ganhar porque livros são minha maior paixão. E quero conhecer o significado de cada flor pra saber qual delas combina mais comigo...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ci!!
    Adoro flores, o livro parece ser ótimo...
    Mas concurso cultural não é a minha praia!! rsrs
    Boa sorte pra todo mundo!!!

    ^^

    ResponderExcluir
  14. Pensei que esse livro não tinha estória, era só uma explicação das linguagens das flores! Mas, finalmente li uma resenha dele e tive uma grata surpresa!! Participando do concurso, embora seja péssima neles!

    Por que eu mereço ganhar o livro 'A Linguagem das flores'? 

    Não tenho a menor habilidade com flores, mas tenho algumas aqui em casa que (não) são cultivadas pelo meu pai. Adoraria poder ler esse livro e me encantar com o mundo de Victoria e assim poder cuidar das flores que tenho aqui em casa, bem como poder entender esse mundo tão belo e "cheiroso" que é o mundo das flores!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa Ci, super amei a resenha!!! eu vou participar porque eu realmente amo flores e a resenha despertou minha curiosidade para com o livro. 


    Eu mereço ganhar o livro porque eu convivo com flores quase todos os dias, meu compra flores quase toda a semana e elas já fazem parte do cenário da minha casa e do meu canto, que é meu quarto. Por isso elas compartilham comigo não só o ambiente, mas também meu humor, meus sentimentos é como se de algum modo, elas me entendessem e eu adoraria entende-las de volta. 

    ResponderExcluir
  16. eu admiro muito aqueles que tem criatividade e fazem freses incríveis para concursos infelizmente esse não é o meu caso mas não custa participar néPor que eu mereço ganhar o livro 'A Linguagem das flores'?por que assim como a Victória eu também quero me apaixonar por essa linguagem sublime e esse jeito silencioso  que as flores tem  de encantar as pessoas a sua volta com sua aparência delicada e seu cheiro suave elas conseguem representar com perfeição muitos sentimentos que as vezes não sabemos como colocar em palavras.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in