Destaques

Minhas impressões: Tocada pelas sombras @RichelleMead @BlogAgito @agireditora

Por Unknown •
21 julho 2011
Falar de um livro, ou série, que você ama é bom, mas é difícil…



'Tocada pelas sombras' é o terceiro livro da série 'Academia de Vampiros', no Brasil, ou VA Vampire Academy no mundo inteiro… por aqui a série desembarcou há algum tempo… mas por uma série de erros e contratempos ainda não estourou como no restante do mundo…




VA é a série YA (jovens adultos) de Richelle Mead... e aqui no início a Editora Nova Fronteira trocou os nomes e capas logo no primeiro livro... lançando o primeiro livro com o nome e capas trocados... exatamente a capa e nome deste livro (Shadow Kiss)... quando a Agir estava para lançar o terceiro livro aqui no Brasil... foi feita uma votação e o nome 'Tocada pelas sombras' foi o mais votado (eu inclusive votei nele, dentre as opções) e também ganhei um prêmio do Blog Agito com a montagem abaixo sobre o livro:


Sinopse:
Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

Compre:
Submarino
Saraiva

Minhas impressões


Eu já resenhei aqui os dois primeiros livros da série 'Academia de Vampiros':
Livro 01 - O Beijo das sombras
Livro 02 - Aura Negra

No mundo de Academia de vampiros há três tipos de vampiros... os Moroi que são os vampiros puros... nascidos, aqueles que precisam se alimentar de sangue para viver... os Dampiros (gosto mais do termo original dhampir) que na realidade não chegam a ser vampiros... eles são híbridos de Moroi com dampiros... eles são os guardiões, tem corpos perfeitos, malhados, são menores que os Moroi mas tem força para protegê-los... não precisam de sangue para viver... na realidade não tomam sangue... e além de Moroi e dampiros existem os vampiros maus... os Strigoi... estes são transformados... ou por outro Strigoi que bebe o sangue de humanos e outros Moroi ou dampiros e os forçam a tomar o sangue Strigoi depois ou Moroi que ao tomar sangue de doadores os matam... e então se transformam na pior categoria de vampiros... Strigoi é morto-vivo... é um vampiro sem alma... sem coração... só deseja o mal...

"Um Strigoi podia forçar um humano, um dampiro ou um Moroi a alimentar-se com sangue Strigoi. Não importava se essa era a vontade da vítima ou não, e, uma vez Strigoi, ela perdia todo o seu antigo senso moral." pag 175

Rose Hathaway é uma dampira...ela é a melhor amiga de Lissa (Vasilisa) Dragomir... uma princesa Moroi... a última Dragomir da face da Terra... e a aventura das duas... é enorme... elas já fugiram da escola... viveram entre os humanos... até que foram resgatadas e retornaram para a Escola São Vladimir no início do primeiro livro...

Dimitri Belikov também é um dampiro... mas ele é um instrutor na Escola São Vladimir... e ele é colocado como instrutor 'particular' de Rose, para que ela recupere o que perdeu no tempo que ficou fora da Escola... mas a química entre os dois é altíssima... e já no primeiro livro os dois se apaixonam... mas é um amor complicado... pela diferença de idade, ele é 7 anos mais velho que ela, é seu instrutor... e ambos serão os guardiões de Lissa quando esta sair da Escola... e os dampiros são treinados desde que nascem a pensar primeiro nos Moroi...


Daqui pra frente... se você ainda não leu os dois livros anteriores... não leia... pois contém spoiler dos dois primeiros livros... se ainda não leu... CORRA para ler... estes são... a meu ver... OS MELHORES LIVROS YA SOBRE VAMPIROS...


Neste terceiro livro... depois de matar Strigoi em Spokane (Aura Negra) e receber duas tatuagens Molnija...

A marca Molnija é dada aos guardiões para cada Strigoi que eles matam. Molnija é "relâmpago" em russo e como você pode ver na foto de cada marca, é um raio pequeno. 









Rose se vê abalada por vários motivos... ela perdeu em Spokane um de seus melhores amigos... que muitos acham que foi seu namorado... Mason... mas não foi... Rose se sente culpada pela morte de Mason... e com dificuldades de esquecer tudo pelo que ela e seus amigos (Mason, Eddie, Christian e Mia) passaram nas mãos dos Strigoi em Spokane... mas isso não é tudo... ela agora tem que passar por um teste na escola... onde cada um dos dampiros do último ano deve agir como guardiões em tempo integral de um Moroi e os defender de ataques de 'Strigoi'... estes são seus instrutores disfarçados... Rose tem certeza que vai ser designada para Lissa, já que ela será a guardiã dela na vida real... mas os instrutores mudam e a colocam para ser guardiã de outra pessoa (não vou dizer quem)... ela não gosta nada... como se não bastasse isso... ela começa a ver o 'fantasma' de Mason... e se achar louca... tem ainda o julgamento de Victor Dashkov... que no primeiro livro torturou sua amiga Lissa e fez um feitiço de luxúria sobre ela e Dimitri... para afastá-lo de Lissa enquanto ela era sequestrada... Rose quer participar do julgamento para ajudar a prender Victor... 

A trama do livro é muito envolvente... Rose está se achando louca... sofrendo por não poder estar vivendo o amor com Dimitri... sofrendo por se achar louca por ver fantasmas... ela acaba tendo que fazer terapia... 

Rose está sendo cortejada por Adrian... um Moroi... usuário do espírito como Lissa, mas ele é mais velho que elas e é sobrinho-neto da Rainha Moroi - Tatiana, que não aceita nenhum envolvimento de Rose com Adrian, mesmo que este não exista... mas as fofocas que correm pela corte e pela São Vladimir é que eles estão juntos... Adrian é um fofo... muito divertido... chama Rose de dampirinha (no original little damphir) e quer conquistar Rose... mas o coração de Rose é de Dimitri (e o meu também).

Rose e Dimitri têm mais que química juntos... eles são almas gêmeas... se entendem e se ajudam... são amigos e mais... em Tocada pelas sombras o amor e companheirismo entre eles é muito lindo... mas o final do livro é estarrecedor... e nos deixa ansiosos pelo próximo livro... que já foi publicado e logo será resenhado aqui... 'Promessa de Sangue'...


Detalhes


Eu gosto mais do termo original dhampir à tradução dampiro e também acho que o termo 'little dhampir' que Adrian usa para falar com Rose é mais carinhoso que dampirinha... 

Eu devo confessar que fiquei um pouco assustada com alguns termos usados na tradução do livro... mas ao procurar se era erro ou não... descobri que palavras que eu considerava erradas... são na realidade corretas... tais como:

Aprendiza... eu não sabia que a palavra aprendiz poderia ter seu feminino como aprendiza... mas vejam o que diz Houaiss




Guardiões... eu também não sabia que o plural de guardião poderia ser guardiões... para mim era apenas guardiães...


ab-rupto (ab-ruptamente)... esta palavra eu conversando com minha amiga Ana... ela me mandou esse artigo que informa que essa foi uma das modifições estranhas do Novo Acordo Ortográfico.


Portanto... vivendo (lendo) e aprendendo!




Citações
Eu tento não colocar tantas citações... mas neste livro que é um dos meus favoritos de todos os tempos... foi impossível... e ainda teria mais umas 50... 

"Ela frequentemente comentava que gostaria de poder entrar na minha cabeça e viver os meus sentimentos do mesmo jeito que eu podia viver os dela. A verdade era que ela não fazia ideia da sorte que tinha. Ela não fazia ideia de como era desagradável ter os pensamentos de outra pessoa invadindo os seus, as experiências de outra pessoa se misturando às suas." pag 10


"- Rose... - A mão de Dimitri me pegou pelo braço e, apesar de todo o vento, gelo e lama de neve derretida, um raio de calor percorreu o meu corpo inteiro. Ele me soltou de repente como se também tivesse sentido. - O que você está fazendo aqui fora de verdade?Ele usou aquele tom de 'pare de brincadeira e vamos falar sério', e então eu dei a ele a resposta mais verdadeira possível" pag 12


"Ou, bem, parecia com o Mason.Ele - ou aquilo, ou sei lá o quê - estava difícil de enxergar. Tive que apertar e piscar os olhos várias vezes para colocar a imagem em foco. Era uma forma inconsistente, quase translúcida, e ficava aparecendo e desaparecendo do meu campo de visão." pag 21


"Ele não estava olhando para mim, mas eu sabia que el sabia que eu o observava. Como quase sempre acontecia quando eu o olhava, fiquei encantada com sua aparência. O cabelo negro e macio que ele sempre colocava para trás da orelha sem nem perceber, a mecha de cabelo que cismava em soltar do elástico atrás do pescoço. Os olhos eram castanhos também, gentis e firmes ao mesmo tempo. Os lábios possuiam o mesmo aspecto contraditório. Quando ele estava lutando ou lidando com algo sombrio, aqueles lábios ficavam enrijecidos e finos. Mas quando estava mais relaxado... quando ria ou beijava... bem, aí eles ficavam macios e maravilhosos." pag 64


"- Pensou o quê? - perguntou Adrian.- Nada. - Com muito esforço, eu consegui soltar minhas próximas palavras. - Obrigada por nos ajudar.- Ah, meu Deus - disse ele. - Palavras gentis vindas de Rose Hathaway. Posso morrer um homem feliz, agora.- O que você está querendo dizer? Que normalmente eu sou uma escrota ingrata?" pag 154


"Minha respiração parou por um instante. Dimitri trouxe tanto para a minha vida: amor, conforto e instrução. Estava tão acostumada com ele que às vezes esquecia o quanto podia ser perigoso. Com ele parado ali, alto e ameaçador, encarando Victor de cima, senti um arrepio percorrer minha espinha. Lembrei como havia sentido no meu primeiro dia na Escola, quando me disseram que Dimitri era um deus. Naquele momento, ele parecia mesmo." pag 166 
"Ele esticou a mão e amparou meu queixo, levantando o meu rosto para olhar para ele.- Não. Nunca. Nenhuma dessas teorias me faz achar que você enlouqueceu. Mas eu sempre acreditei que as explicações mais simples fazem mais sentido. ... Mas, se você descobrir mais... então nós podemos pensar direito nisso.- Nós? - perguntei.- Claro. Eu não vou deixá-la sozinha, não importa o que aconteça. Você sabe que eu nunca iria abandoná-la.Havia algo muito fofo e nobre em suas palavras, e eu senti a necessidade de retribuí-las, mesmo que eu acabasse falando alguma idiotice.- E eu nunca vou abandonar você, sabe? Digo... não que essas coisas aconteçam com você, claro, mas, se você começar a ver fantasmas ou sei lá, eu vou ajudar também.Ele deu uma pequena e leve risada.- Obrigado.Nossas mãos se encontraram, os dedos se entrelaçando. Nós ficamos assim por quase um minuto, sem nenhum dos dois dizer nada. As únicas partes que se tocavam eram as nossas mãos." pag 224

"- Eu entendo isso, mas e se você também quiser outras coisas, coisas que você não pode ter se escolher essa vida?Eu cruzei os braços.- Mesma resposta de antes. Existem prós e contras em tudo. Nós só temos que pesá-los da melhor forma." pag 278 (Conversa de Rose com a terapeuta)

" Seus olhos me viam com orgulho - e muito mais. Ele estava tão perto, e meu corpo inteiro ansiava por ele, como se fosse um pedaço de mim do qual eu precisava desesperadamente para me sentir completa. O ar entre nós estava quente e pesado, e eu daria tudo naquele momento para deitar ali e ser abraçada por ele. Sua expressão me mostrava que ele sentia o mesmo. A briga tinha acabado, mas aquela adrenalina e intensidade animal continuavam presentes." pag 283

" O que nós tínhamos era amor. Nós éramos como duas metades de um inteiro, sempre prontos para apoiar o outro. Nenhum de nós era perfeito, mas isso não importava. Com ele, eu podia vencer essa raiva que  me preenchia. Ele acreditava que eu era mais forte do que aquilo. E eu era." pag 300

"Ele beijou minha testa e passou os dedos no meu cabelo.- Eu amo você, Roza. - E me beijou de novo. - Eu sempre estarei aqui para você. Não vou deixar nada acontecer.....- E eu não deixarei nada acontecer a você - prometi. - Eu amo você. - Ele me beijou de novo, engolindo quaisquer outras palavras que eu pudesse ter dito." pag 303

"- Eu fiz porque amo você - disse eu, como se fosse a coisa mais óbvia no mundo. E realmente era.Ele riu.- Você pode resumir em uma frase o que eu demorei um discurso inteiro para falar.- Porque é assim, simples. Eu amo você e não quero ficar fingindo o contrário.- Nem eu. - Sua mão saiu do meu rosto e foi para a minha mão. Dedos se entrelaçaram, e começamos a andar de novo. - Não quero mais mentir." pag 343




O próximo livro 'Promessa de Sangue'... já está aqui para eu ler... mas vai demorar um pouquinho... pois há uma lista interminável de leituras... mas posso adiantar para vocês... que é MARAVILHOSO... irresistível...




Quer conhecer esta série... e ainda não tem nenhum livro... participe da Promo 500 seguidores do blog Amores e Livros... você pode ganhar os três primeiros livros... e por aqui... em breve... também teremos promo...



Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. NÃO CONHEÇO MUITO BEM ESSA SÉRIE, MAS JÁ OUVI FALAR BASTANTE DELA. NA MAIORIA DAS VEZES SÓ COISAS BOAS, MAS NUNCA TIVE MUITA VONTADE DE LER, MAS É PROVÁVEL QUE EU LEIA, PRA VER O QUE EU ACHO.
    ADOREI A RESENHA!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. O meu coração tb é do Dimitri... Sempre! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAMO VA.
    Meu coração era do Dimitri, mas ai apareceu o Adrian né, e fiquei meio dividida >.>
    Não tenho os livros li tudo em ebook, menos o Last Sacrifice.
    Mas falou em vampiro tem que ter VA no meio HAISHAIS

    ResponderExcluir
  4. Do "guardiões" eu sabia, mas aprendiza? O.O Juro q nunca tinha visto isso... Não li toda a resenha, vou ser sincera, pq naum li os livros anteriores... mas como eu soube spoilers do final, me desanimou saber que os dhampirs não detonam tudo, porque se fosse uma história minha, os dhampirs fariam uma revolução e... hehehe
    De qualquer forma, como "aprendiz" serve pra masculino e feminino, eu usaria esse, pq "aprendiza" é feio hihi Mas gostei das curiosidades {e também do lance em russo} XD
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Tenho que começar a ler essa saga, parece ser bem legal, porque HoN foi uma decepção total, desistir no Tentada.
    Mas gostei da resenha só li algumas coisas pra não pegar nenhum spoiler =D

    ResponderExcluir
  6. OI!
    Eu li só até a parte que não tinha spoiler, pq não li nenhum livro dessa série!
    Ela já foi finalizada?? Pelo menos no exterior... Eu me recuso a ler séries não finalizadas (sou chata) .
    De vampiros só li a saga Crepúsculo (adoooro) e estou com Drácula do Bram Stoker...
    Se essa série ainda não foi finalizada, vc tem alguma outra de vampiros q já foi pra me recomendar?!

    ^^

    ResponderExcluir
  7. Ahh, esqueci de falar q a garota da capa parece a Angelina Jolie, vcs não acham?!! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Ai que saudade de Dimitri...
    Ainda não me conformo que não tenho Promessa de Sangue comigo.
    Se bem que por um lado até é bom já que com certeza iria atropelar tudo por aqui...rs

    Obrigada pela divulgação da promo Ci =)

    ResponderExcluir
  9. Parei onde vc disse pra parar para não ler spoilers, já que pretendo ler a série.

    Bem, pelo que vi até agora, tudo parece ser muito interessante. Com um enredo totalmente diferente do já proposto atualmente e uma autora que sabe construir uma boa estória, estou me perguntando porque ainda não comprei estes livros.

    Adicionado na lista de compras, com certeza!

    Abs.
    #MêsRichelleMead

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in