Destaques

Série O Diário da Princesa

Por Paula Pimenta •
25 julho 2011
Quando eu fui convidada pela Cínthia pra fazer uma resenha especial em seu blog, me senti totalmente honrada, primeiramente porque a considero uma grande amiga, mas, especialmente, por causa da escritora cujo livro eu resenharia. Ninguém menos do que "Meg Cabot".

Quem me conhece sabe que pra mim a Meg é uma espécie de "deusa das palavras", ainda não vi nada que ela tenha escrito (ou dito) que eu não concorde, que eu não tenha vontade de assinar embaixo. E não é segredo pra ninguém que ela é minha maior influência na hora de escrever. Nas entrevistas que dou sobre meus livros da série "Fazendo meu filme", sempre sou questionada a respeito da similaridade entre nossos estilos. O que eu tenho a dizer que me sinto muito honrada com a comparação, exatamente pelo fato de eu ser muito fã dela. Li todos os livros que ela já escreveu e, quando sai algum novo, largo o que for para passá-lo na frente. Talvez seja por isso que o estilo dela tenha ficado meio inerente ao meu jeito de escrever. Acho que quando a gente lê demais os livros de um certo autor, acaba pegando um pouco do jeito dele... Mas querem saber a verdade? Eu considero a Meg incomparável...

Mas vamos ao que interessa! A Cínthia pediu que eu escolhesse um livro da Meg para resenhar aqui! Mas como escolher um só, quando a autora em questão já escreveu mais de 60 livros (dos quais eu posso afirmar que amei 90%)? Escolhi então uma série. A minha série preferida. E ela é exatamente aquela cujo primeiro livro me fez descobrir o qual maravilhosa a Meg é.

SÉRIE "O DIÁRIO DA PRINCESA"

O negócio é o seguinte: cada vez que imagino ter avistado a auto-atualização no horizonte, alguma coisa acontece e bagunça tudo. Tipo esse negócio todo de ser princesa. Quer dizer, logo quando achei que não tinha como ficar mais esquisita, BAM! Eu descubro que também sou princesa.

Essa série conta a história de Mia Thermopolis. Uma adolescente americana que de repente descobre que é uma princesa. Ela então tem que decidir se assumirá ou abdicará do trono. Mia descobre que ser princesa não é uma tarefa simples e para isso ela contará com a "ajuda" de sua avó paterna, que lhe dará aulas de "como ser princesa". Durante a série Mia se apaixona, sonha, enfrenta problemas familiares, descobre suas maiores habilidades, faz amigos, namora, tem o coração partido, parte corações... Tudo que uma adolescente normal enfrenta. Só que essa garota terá que, um dia, também ser a princesa de um país.



Em primeiro lugar, gostaria de falar da (brutal) diferença entre os livros e os filmes. Quem só viu os filmes não sabe o que está perdendo. Em primeiro lugar porque, com esse livro, não fizeram o que normalmente enfurece os fãs de uma determinada obra, quando ela vai para os cinemas, que é o fato do diretor/roteirsta/produtor mutilá-la até sobrar apenas um resumo mal feito. Com o "Diário da Princesa", simplesmente mudaram tu-do. Do princípio ao fim. E o livro é bem melhor, acreditem.

Diferenças básicas:


- No livro, a Mia é loira. No filme, morena.

- No livro, o pai descobre que contraiu câncer nos testículos e por isso não pode mais ter filhos (o que faz de Mia a herdeira). No filme acharam mais fácil simplesmente matá-lo.

- No livro, Genóvia é um principado. No filme é um reino.


- O livro é passado em New York. O filme em San Francisco.

- O gato da Mia (Fat Louie), no livro, é amarelo. No filme, ele é preto e branco.

- O final do livro 1 é totalmente diferente do fim do primeiro filme.

- O conteúdo do filme 2 simplesmente não existe em nenhum livro, é uma coisa à parte.


Mas a Meg Cabot é tão divertida, que no 6o. volume do "Diário", a Mia inclusive fala sobre os filmes:

Oi, meu nome é Sua Alteza Real Princesa Amélia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo. Você já deve ter ouvido falar de mim, pois já fizeram dois filmes baseados na minha vida. Mas, para falar a verdade, esses dois filmes aí tomaram muitas liberdades em relação aos fatos. Já foi bem ruim no primeiro, quando disseram que meu pai tinha morrido e fizeram Grandmère superlegal e tudo mais. Depois, no último, eu terminava com Michael! Até parece que isto vai acontecer. Foi uma projeção totalmente a cargo do estúdio de produção, eu acho, para deixar a história mais animada, ou alguma coisa assim. Como se minha vida fosse animada o bastante sem ajuda de Hollywood.

Desde o volume 1 do "Diário" eu me apaixonei pela história e pela Mia em si. Ela é tão dramática que não tem como a gente não se divertir a cada página. Os livros são escritos em 1a. pessoa e em forma de diário (jura?), então é como se a gente entrasse dentro dos pensamentos dela.

Quando eu estava para fazer seis anos, tudo o que eu queria de aniversário era um gato. Não me importava com o tipo de gato. Eu apenas queria um. Queria um gato que fosse meu. Devo mencionar que na época eu tinha um problema de chupação-de-dedo. Minha mãe havia tentado de tudo para me fazer parar de chupar o dedo, mas nada deu certo. Então quando comecei a ficar gemendo no ouvido dela que queria um gatinho, minha mãe apareceu com um plano. Ela me disse que me daria um gatinho de aniversário se eu parasse de chupar o dedo. O que eu fiz, imediatamente. Eu queria um gato a esse ponto. Ainda assim, quando chegou meu aniversário, eu tive minhas dúvidas de que minha mãe iria cumprir a parte dela da barganha. Então, como você pode imaginar, quando a manhã de meu sexto aniversário chegou, eu não estava com muita esperança. Mas quando minha mãe entrou no meu quarto segurando aquela pequena bola de pelo amarela e branca, e a deixou cair em meu colo, e eu olhei para Louie (ele não se tornou Fat Louie até uns nove quilos e pouco tempo depois) e para seus grandes olhos azuis, eu conheci uma alegria que jamais havia conhecido em minha vida, e nunca esperei sentir novamente. Isto é, até a noite passada.

O ponto alto da trama (na minha opinião) é o romance com o Michael "melhor mocinho ever" Moscovitz. Eu sofri com a Mia a cada descoberta e no livro 3 (meu preferido), eu só faltei morrer
nas últimas páginas, quando a Mia percebe o que todos nós, leitores, já sabíamos há séculos... Que o amor dela é correspondido.

Rosas são vermelhas,
Violetas são azuis.
Vo
cê pode não saber,
Mas eu também amo você.

Ainda sobre o livro 3, ele tem o melhor final de livro (não só da Meg) que eu já li. É tão perfeitinho que muitas vezes eu me peguei desejando que a Meg tivesse terminado a história bem ali. Os livros seguintes também são lindos, mágicos, interessantes e nos fazem gritar, chorar, sorrir. Mas é o final do livro 3 que até hoje me faz suspirar.

Se você ainda não leu (como assim???) a série, não sabe o que está perdendo. Agora mesmo, assim que terminar de escrever, vou correndo reler algumas partes da minha coleção. E isso não é exatamente o melhor que os livros têm? Se sentirmos saudade de alguma personagem querida, não precisamos marcar hora para visitá-la. Ela está logo ali na estante, ao alcance de nossas mãos.

A sensação da boca de Hugo devorando a dela, das mãos dele em seus seios retesados, ameaçava sobrepujar Finnula. Ele era tudo que ela desconfiava que seria... só que muito mais. O quarto parecia girar ao redor dela e Hugo era a única massa imóvel e sólida em seu campo de visão. Ela se agarrou a ele, desejando algo... só estava começando a compreender o que era esse algo. Então, quando o joelho dele escorregou para o meio das pernas enfraquecidas dela e ela sentiu a virilha rija pressionando o local em que suas pernas se encontram, o espasmo explosivo que tomou conta de seu corpo foi algo que ela nunca experimentara antes. De repente ela compreendeu. Tudo.

Curiosidade: Durante o 10o. volume, Mia escreve um livro: "Liberte meu coração". E recentemente a editora Galera o lançou (leia o 1o. capítulo). E sabe o que é mais interessante? "Liberte meu coração" é um livro "adulto" e nele nos pegamos pensando se a Mia não se inspirou em sua própria vida para compor alguns momentos mais "picantes" da história, que ficariam meio pesados no "Diário". Vale a dica, leia fazendo essa comparação...

Paula Pimenta - autora da série "Fazendo meu filme" - twitter: @paulapim

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Eu estou tão honrada pela presença de Paula Pimenta em nosso humilde blog... obrigada Paula, pelas palavras de carinho e mais ainda por esta resenha... agora... eu quero ler todos os livros de 'O Diário da Princesa'...

    Pessoal, aqueles adivinharam que era a Paula Pimenta quem iria fazer essa resenha... foram 5 pessoas... mais tarde irei fazer o sorteio do livro Insaciável... mas não deixem de comentar... muito neste post.

    ResponderExcluir
  2. Acerteiiiiiiiiii! xD

    Adorei a resenha dela! <3

    Sim, os filmes são MUITO diferentes!!!! EU li os 2 livros e os filmes são... nada a ver hahahaha

    Tô com saudade de Meg Cabot...

    ResponderExcluir
  3. Adorei a Resenha!!! Me deu vontade de ler toda a Série, e como é uma Série que já foi toda lançada em português, já posso ler!!! Mas sempre vou imaginar a princesa Mia como A Anne Hathaway.

    ^^

    ResponderExcluir
  4. Super especial a resenhista, não pude imaginar que seria a Paula Pimenta 'rsrs
    Eu não tive a oportunidade de ler a série o Diario da princesa ainda, só vi os filmes(queamo) e não sei se lerei eles, porque talvez veja o filme de modo diferente após ler.
    Bem, vou considerar se leio ou não, com esses elogios ao Michael ;)

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Ai que delícia de resenha, amei!
    Sou louca pela série e gosto dos filmes também mesmo não sendo fiéis são tão lindinhos!
    Tenho quase todos os livros na coleção, e já li todos há muito tempo... fiquei com saudades, preciso ler novamente.
    Estou muito feliz, acertei de primeira que seria a Paula Pimenta e quase acertei o livre né?? Afinal ela falou um pouquinho de Liberte o Meu coração que foi meu palpite.
    Estou torcendo para ganhar... bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  6. Eu acho particularmente incrivel quando uma autora famosa como a Paula Pimente fala que é tão fã de outra escritora conhecida, a Meg Cabot.
    xD
    Tendo só assistido ao filme não posso dá palpite sobre o livro, mas o filme em si é muito bom. Foi apartir dele que tive o desejo de ler os livros da Meg.
    Já saber dessas diferenças antes de os ler é bom, assim não me surpreenderei.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a resenha! Nela é dito exatamente como nós, fãs, nos sentimos a respeito das diferenças entre os livros e os filmes. E também, como a Meg é uma escritora de grande importância para tantas garotas assim como eu, que sentem seu coração disparar ao ler todos os finais "fofos e perfeitos" de cada livro.
    Abraços,
    Mariana Ribeiro Moreno
    @marimoreno_

    ResponderExcluir
  8. ai que delicia a Meg Brasileira escrvendo sobre a Meg Cabot.
    A serie o Diario da Princesa me acompanha desde meus 12 anos de idade.
    cresci lendo e sofrendo e rindo e me divertindo com a Mia Thermopolis. Desde o momento em que descobriu que era uma princesa até sua paixão pelo Maicon.
    Esperava ansiosa os livros serem lançados.
    Enfim .. me sentia a melhor amiga da Mia .
    Por isso essa é a minha serie favorita.
    Agora me perco nas historias da Fani do livro da Paulinha .. uma das melhores autoras brasileiras que tive o prazer de conhecer.

    ResponderExcluir
  9. Oh, a resenha ficou incrível!
    Assim como a coleção!
    Meg Cabot é a melhor escritora de todos os tempos. Simplesmente impossível não se apaixonar pelos livros e pelos personagens.

    E quanto aos filmes realmente são bem diferentes, e tem detalhes que ficaram bem marcados, como o comportamento da avó de Mia. Essa é uma das melhores coleções dela a outra que eu AMO é A mediadora.

    ResponderExcluir
  10. Nossa são 10 livros da série?!?!?!?!? O_O
    Como já disse tenho medo da tia Meg O_O

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Quando vi esse link na comunidade do Diario da Princesa, sinceramente, não levei tanta fé. Queimei a lingua, ou melhor, meu pensamento.

    Estava eu relendo pela vigesima vez a coleção (estou indo para o ponto alto da historia, o 3o, veja só!) e resolvi entrar no meu falecido orkut apenas para ver se tinha alguma novidade da Meg. E olha, foram 4 minutos que eu achei que leria algo comum, usual. Mas o que foi essa resenha? Eu simplesmente amei! Foi tudo o que eu sempre pensei, principalmente essa questão que a Meg poderia ter terminado no "a princesa apaixonada", de tão "perfeitinho que é".

    Não sei se conseguirei em palavras explicar porque essa é a minha coleção favorita. Foi o primeiro livro que eu li e me identifiquei. Veja só, eu me sentia tanto a Mia... Não só porque pensava as mesmas coisas que ela, antes mesmo de as ler. Acho que por ter uma mãe meu Helen e uma avó com toques de Grandmere, a situação ajuda. E também pequenos detalhes da trama, gostos para filmes, artistas, gosto pela escrita, forma de tratar as pessoas, amigas parecidas...
    E como não citar o Michael? Até hoje sonho em ter um namorado como ele. Até hoje choro quando a Micromini Midori aparece na entrega do CardioBraço. Até hoje imagino todas os encontros antes do Grande Final. Choro tantas vezes, rio tantas vezes, me perco na minha imaginação... e amo a Meg por isso. Por me fazer tomar gosto por leitura.
    Mas olha... sinceramente, adorei demais. Mesmo que eu não ganhe o kit, valeu totalmente ler esse texto que você escreveu. Pra você ver, eu estava indo lendo de madrugada (São quase 7h da manhã) e perdi o sono (sim, eu "virei" a noite) quando fui entrar no site. Haha. Parabéns e obrigada fez o meu dia mais alegre! =)

    ResponderExcluir
  12. Adorei... Nossa, mais do que nunca desejo ler essa série a Meg!!! Preciso muitoooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oie. Eu li todos os diários da princesa no computador (coisa que detestooo), mas ao ver um dos filmes na tv, a historia me chamou atenção, e isso me levou a internet que fez eu descobrir os livros, ufa! Ai baixei o livro 1, mas que de tao bom fez eu ler todos no pc em questão de pouquissimos dias! Ameiii cada livro. Hj meu sonho é te-los em casa, impressos, os livros...bem bonitinhos...ainda vou compra-los todos de uma vez so (qd eu puder $$$, claro, hehe). bju

    ResponderExcluir
  14. Eu já li todos os Fazendo Meu Filme (1,2 e 3)e não pude conter o sorriso ao saber que teria meu estilo favorito no Brasil! hahaha. Segundo, simplesmente adorei as resenhas! Eu vi os filmes do Diário da Princesa primeiro, imagine a minha cara quando li os livros, haha. Eu estou doida com o Liberte meu Coração, também sou super fã da Meg Cabot e já virou um esporte passar todos os livros dela na frente de... todos os outros! Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha, adoro DP e todos os livros da Meg e amo a Paula também, adoro FMF!

    ResponderExcluir
  16. Concordo.Definitivamente, Michael é o galã mais perfeito da face da Terra, e graças à Meg, ele nos foi apresentado; talvez por isso eu goste tanto de DP e dela, porque, sem M&M (Michael e Mia), a vida não tem aquele gostinho de pizza com a guloseima homônima!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha... Ainda mais feita pela queridíssima Paula.=)
    O primeiro livro de O diário da Princesa foi o primeiro que li da Meg e desde então não parei mais. Mia é uma protagonista ótima e, sem dúvidas, inesquecível.
    Sobre o filme... sem comentários. De parecido só o título mesmo rs.
    Bom, parabéns pela resenha Paula. Ficou ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Incrivel como os filmes conseguem estragar as historias sou muito mais os livros sinceramente...

    ResponderExcluir
  19. Realmente os filmes são sempre diferentes da real história que se passa nos livros, o que acaba favorecendo as histórias detalhadas nas páginas do livro. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler a série 'O diário da princesa' porém, não tenho dúvida que seja maravilhosa visto que foi escrito pela grande Meg cabot. Sem dúvida em 'Liberte o meu coração' Meg deve enfatizar ainda mais seu lado romântico e uma protagonista forte, determinada. Cada vez mais admiro as histórias e personagens da Meg Cabot, sua escrita envolve o leitor independente de qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha!!
    E definitivamente é a serie da minha vida hauhauuaha!
    Aquela que eu sempre vou lembrar com muito amor e carinho!
    Michael Moscovitz é o ser mais perfeito da vida! E Mia Thermopolis... Sem palavras pra ela!!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in