Sinopse
Compre na Amazon Brasil
Minhas impressões
Em 1979, Winona, Aurora e Vivi Ann Grey perderam a mãe, aos 15, 14 e 12 anos, respectivamente, e ficaram só com o pai, um homem incapaz de demonstrar carinho, amor ou respeito... a não ser que se pense ou se aja como ele deseja. Por isso as três meninas criaram um elo muito forte entre si... mas nem tudo são flores. A vida pode separá-las e os sentimentos que elas guardam no fundo (escondidos até delas mesmas) pode causar sérios problemas.
O livro começa com o dia seguinte ao enterro da mãe de Winona, Aurora e Vivi Ann e já mostra o quão responsável e preocupada a mais velha é, depois mostra Aurora, que é a apaziguadora, a que deseja melhorar as relações e a mais nova já se mostrando a que mais ama viver as coisas do Rancho. Sim, elas e o pai vivem no Rancho Water's Edge, em Oyster Shores, no Estado de Washington.
"Winona adorava comandar o show. (...) Ela era, de longe, a advogad mais bem-sucedia de Oyster Shores. Era de conhecimento geral que ela era justa, obstinada e inteligente. Todos diaziam que era uma boa pessoa para se ter ao lado. Winona valorizava sua reputação quase tanto quanto sua educação. Seu pai e Vivi Ann podiam idolatrar as próprias terras, mas Winona tinha uma religião abrangente." posição 3%
A primeira parte do livro é à partir de 1992 quando as coisas entre as irmãs Grey começam a se complicar, quando um homem, ou dois, podem afetar o relacionamento entre elas, mostrando o que segredos ou sentimentos ruins, de inveja, ou falta de consideração, ou de superioridade, podem separar uma família.
"- Eu não vou falar nada. A vida é sua e você é adulta... mas está cometendo um erro enorme. Você sempre teve implicância com a Vivi. Isso pode se transformar em algo muito maior. E não é justo, porque ela nem desconfia. Ela nunca a magoaria se soubesse.
- Prometa.
- Estou com um mau pressentimento sobre isso, Win." posição 12%
E a vida separa Winona das irmãs, principalmente porque ela não soube assumir a inveja que sentia de Vivi Ann e até mesmo de Aurora, e depois porque acreditar que sempre estava certa, e quando Vivi Ann mais precisava ela negou sua ajuda, de irmã e de advogada.
"- Às vezes eu acho que ela me odeia.
- Acredite em mim, Vivi, a pessoa que Winona odeia é ela mesma. Ela passou a vida toda tentando tirar leite de pedra, e como não sabe abrir mão de nada, não consegue parar. Ela continua esperando algo do papai que nunca vai receber." posição 38%
Winona não se casou, tem dificuldades com sua aparência; Aurora, se casou, mas tem dificuldades no casamento; quando Vivi Ann consegue encontrar o AMOR onde ninguém acreditava e o destino atrapalha este amor... ela perde toda a esperança e luz que sempre teve e acaba tendo dificuldades de ser uma boa mãe.
"- Agora você é mãe. Seu filho precisa que você seja forte por ele.
- Estou com medo.
- É claro que está com medo. Isso é maternidade. De agora em diante, sempre terá um pouco de medo." posição 39%
E mesmo não sendo uma mãe como gostaria de ser, Vivi Ann luta pelo marido, e tenta ser forte.
" Pela primeira vez, não pensou na proeminência de sua família na história da comunidade, mas em sua resistência diante das adversidades. Seus bisavós haviam viajado para o Oeste em uma carroça coberta, passando por inúmeros perigos. Seus avós tinham mantido as terras apesar da Grande Depressão e de duas guerras.
A terra ainda era deles porque haviam se recusado a desistir ou a cedes. Essa tenacidade estava em seu sangue e ela a invocaria agora." posição 46%
A segunda parte, vai para 2007, e é meio que narrada em terceira pessoa e em primeira pessoa, pelo filho de Vivi Ann, Noah... As dificuldades que Vivi Ann passou deixaram marcas, que a transformaram em alguém, que apesar de continuar boa e trabalhadora, que não se deixa levar por esperanças vãs... mesmo quando seu filho quer acreditar, mesmo quando sua irmã Winona quer realmente ajudar.
"As cicatrizes eram assim mesmo, ela pensou; elas se tornavam mais fracas, mas não desapareciam totalmente." posição 92%
O livro é lindo, apesar de serem três irmãs, a vida de Aurora não é narrada tão profundamente quanto as de Winona e Vivi Ann, mas isso não interfere na linda história que Kristin Hannah construiu. Quero ler os livros de Kristin e tenho certeza me encantar com todas as suas histórias.
0 comentários:
Postar um comentário
Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...
Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!
Deixe seu nome e/ou twitter.