Título Original: X-Men: First Class
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Ashley Miller, Bryan Singer, Jane Goldman, Matthew Vaughn, Sheldon Turner, Zack Stentz
Produtores: Bryan Singer, Gregory Goodman, Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Stan Lee
Elenco: James McAvoy, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, January Jones, Edi Gathegi, Oliver Platt, Kevin Bacon, Hugh Jackman, Michael Fassbender, Lucas Till, Rebecca Romijn
País de Origem: EUA
Estreia no Brasil: 3 de Junho de 2011
Estreia Mundial: 3 de Junho de 2011
Duração: 140 minutos
O filme mostra o começo da saga dos X-Men, antes de Charles Xavier e Erik Lensherr usarem os codinomes Professor Xavier e Magneto, quando eram apenas dois jovens descobrindo seus poderes mutantes. Antes de serem inimigos, os dois eram amigos próximos, trabalhando juntos, ao lado de outros mutantes
Fonte
Quando o filme foi lançado eu não fiquei muito animada para assisti-lo. Sabia que muitos atores que admiro estariam nele, mas mesmo assim não me convenci a vê-lo. Depois de algum tempo dei uma chance e não me arrependi.
O filme foi muito bem elaborado. Os efeitos são excelentes. O roteiro é de primeira e as atuações são sem comentários, não foi por nada que recebeu indicações ao Oscar.
Claro que digo isso como uma fã de cinema, não de X-men. Talvez os fãs dos quadrinho possam ter achado o filme ruim, com poucas alusões ao enredo original, mas vendo como alguém que conhece a trama por cima e gosta de um bom filme de ação achei a produção muito boa.
Mesmo quem não é fã conhece a história desse grupo de mutantes que, liderados pelo Professor Xavier, salvam o mundo de diversas ameaças, incluindo Magneto, que defende a superioridade mutante sobre os humanos.
É nesse contexto que X-Men: Primeira Classe vem para nos contar como tudo começou. Erik Lensherr era um jovem preso num campo de concentração que descobre seus poderes após passar por uma grande provação. Ele é torturado por Sebastian Shaw e quando cresce vai atrás de vingança. Porém Shaw é muito mais do que aparenta ser e pode ser o causador de uma guerra jamais vista.
Charles Xavier é um menino rico que desde cedo aprendeu a controlar suas habilidades. Muito inteligente ele baseia suas pesquisas nas mutações genéticas, tentando colaborar para um melhor entendimento das diferenças biológicas que tornam os mutantes especiais.
Mas o o mundo não está preparado para lidar com pessoas dotadas de 'super poderes' e muitas vezes as considera aberrações. É nesse mundo dividido de tantas maneiras que Xavier e Lensherr se conhecem e se tornam bons amigos. Trabalhando para o governo eles têm que lutar contra uma ameaça que pode destruir o mundo.
É nesse filme que entendemos a origem dos X-Men, entendemos como os vilões se tornaram vilões, porque Magneto possui tantas frustrações e porque o Professor Xavier não pode andar. Conhecemos a relação da Mística com todos os personagens e como Hank McCoy se tornou o Fera.
Kevin Bacon traz toda sua experiência para um vilão que atravessa eras. Um homem poderoso que controla a tudo e a todos. É aquele tipo de personagem que amamos odiar.
James McAvoy é o jovem Professor Xavier. Adoro esse cara desde As Crônicas de Nárnia. Ele é capaz de fazer um papel intenso com uma sutileza incrível, é muito bom vê-lo na tela.
Mas, sem dúvida, quem realmente me ganhou o filme todo foi Michael Fassbender. Ele ganhou muito status e foi muito notado em 2011. O vi pela primeira vez em Bastardos Inglórios e desde então só tenho percebido melhoras, ele vai longe. Fora que esteve emocionante como o maltratado Magneto.
Claro que não podemos deixar Jennifer Lawrence de fora, ela que entrará em cartaz esse mês com Jogos Vorazes e promete uma carreira brilhante!