Destaques

RESENHA O PERFUME DA ROSA - HAYDEE VICTORETTE

Por Books, Friends & News •
25 outubro 2011


adquira o seu
acesse a página da editora
participe do grupo
siga a editora
RESENHA

O primeiro livro da série Irmãs Standford, O Perfume da Rosa. A série irá nos mostrar o desenvolvimento das irmãs Elizabeth e Samanta, meninas órfãs que ficam sob a tutela de Ruth a Duquesa de Devonshire para apresentá-las a sociedade, a duquesa ordena o seu sobrinho Arthur o Duque de Devonshire um famoso libertino fique encarregado de acompanhar Elizabeth nos eventos da sociedade, já que Samanta ainda não tem idade para os bailes.



Por enquanto tudo normal, para quem lê romances históricos temos todos os elementos básicos, mas o livro tem alguns diferenciais, um deles começa pela autora, Haydee Victorette (até agora tenho que consultar o nome para digitar) além de um nome estrangeiro, ela é bem nacional, podem me corrigir, mas depois de Perdida (clique aqui e aqui para ler as duas resenhas do blog) da autora Carina Rissi, que não foi totalmente histórico, já que se dividia no presente também, então posso considerar, é o primeiro romance histórico de uma autora nacional.
Outro diferencial, que é um romance voltado para o mistério e o suspense, já que na temporada está ocorrendo alguns crimes, todos com mulheres, uma espécie de serial killer, que mata suas vitimas a punhaladas, e deixa um rosa ao lado do corpo da vitima, e todas as mulheres tem ligação com o Duque de Devonshire, ou seja, o personagem masculino principal se torna o maior suspeito.

A autora escreveu uma trama coesa, nos indicando vários suspeitos,  porém o que mais intrigava é que não sabíamos com a motivação dos suspeitos para cometerem os crimes, realmente me lembra muito da Agatha Christie, vários suspeitos, com muitas interrogações, e somente no final, ou você até tem alguma idéia quem seja, porém não sabe o real motivo.

"Do que se trata esta multidão na sala de visitas? São os admiradores ansiosos por vê-la? – Arthur parou na soleira da porta. – Consegui ouvir a algazarra do meu escritório. Será que não poderei trabalhar em paz? – continuou irritado.
- Trabalhar? – Elizabeth se surpreendeu.
- Sim. Trabalhar. Qual a surpresa? – rebateu com a sobrancelha arqueada.
- Nobres não trabalham – ela o encarou. – Todos sabem disso.
- Não este nobre aqui – o duque deu de ombros. É bom que receba essas visitas logo. Só assim irão embora o mais rápido possível – continuou mal-humorado.
Elizabeth virou-se confusa, assim que Arthur saiu.
- Que bicho mordeu Sua Alteza??"
As cenas suspenses também foram bem escritas, o leitor ficava na apreensão para saber o desfecho, quase sempre todas essas cenas tinham como vitima Elizabeth, já que ela começou a ser vista com o duque, e também por outros motivos que só iremos saber no final do livro com a revelação do assassino, ela acaba se tornando um alvo.

Elizabeth é uma moça com idéias próprias, um pouco tempestuosa, exemplo a cena dela com a rainha, que cena???? Vão ler o livro... Que perdeu a mãe e o pai e tem que conviver com vários costumes da sociedade, apesar de ter sido bem educada, ela tinha uma vida livre no campo.

O primeiro obstáculo realmente é suportar o desejo que tem pelo duque, um homem bonito, porém tem uma amante, Evellyn, além de ser bastante devasso e vive importunando Elizabeth com insinuações e beijos roubados, porém com o passar do tempo os sentimentos irão mudar... e mesmo mudando os embates entre os dois continuam, ele com seu jeito cinico e envolvente e ela com respostas afiadas.

A narrativa do livro é dividida em vários personagens, a maior parte da narrativa é de Elizabeth, mas conseguimos sentir os aspectos emocionais de cada personagem principal, e pela autora optar por esse tipo, achei que ela poderia desenvolver mais o lado emocional tanto de Arthur como de Elizabeth, senti falta de um desenvolvimento maior dos dois.
O livro é ambientado na Inglaterra, e a autora conseguiu descrever divinamente todos os costumes, lugares e todas as relações dessa época, para quem está acostumada a romances históricos irá encontrar vários elementos vistos em outros livros.

É tão difícil, um histórico ser lançado aqui no Brasil, tendo em visto, quanto tempo já faz que lançaram algum livro de livraria histórico, acho que o último se não me engano é Liberte meu Coração, ou seja, uns bons meses, então quando li que O Perfume da Rosa era um romance histórico e melhor ainda de uma autora brasileira, que também a maioria das autoras nacionais escrevem mais romances contemporâneos. E não me arrependi de ter comprado, adorei o trabalho da Haydee, como um primeiro romance está excelente.


"- Só não entendi como soube que viríamos fantasiados assim... – então deu de ombro, indiferente. – Quer saber? Não faz a mínima diferença, porque você foi descartada como um trapo velho, enquanto eu serei a Duquesa de Devonshire.
Evellyn agarrou o braço de Elizabeth, antes que ela conseguisse sair, e sussurrou maldosa:
- Se fosse você, tomaria muito cuidado, milady. Nunca se sabe o que pode acontecer, em quem deve confiar...
- Solte o braço dela! – Ruth ordenou, ao se aproximar. – Uma mulher tão inferior não deveria se misturar deste modo. Tomarei providências quanto a isso. Agora desapareça da nossa frente!
Evellyn gargalhou.
- Velha tola! Não deveria ter acolhido esta pobre menina... Só piorou a sua situação... Vai se arrepender, pode ter certeza – soltou o braço de Elizabeth e se afastou."
Realmente o que faltou foi esse desenvolvimento maior, pois Elizabeth e Arthur eram personagens com grande potencial aliado a excelente escrita de Haydee ficaria ainda melhor do que já é o livro.
E fiquei mais contente sabendo que temos o próximo, que é da irmã de Elizabeth, Samanta, acho que vai ser ainda mais interessante, pelo que conheci  da personalidade de Samantha, ela será uma personagem intempestiva, dará bastante trabalho a seu pretendente (que aparece no final do livro),  é que Samantha faz muitas anotações em um caderninho, me diverti bastante com ela.
Indico muito o livro, um romance gosto de ler, com personagens cativantes, com suspense e mistério na medida certa, poderia comparar os elementos da obra de Haydee, é uma mistura de Jane Austen, Candace Camp e Agatha Christie.

MARCADOR
DE
LIVRO

Acesse o blog da autora
adicione o livro no skoob
curta a autora
siga a autora

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. GabrielaLaganowskiReisterça-feira, outubro 25, 2011

    Paty, Paty... Minha lista só aumenta... Primeiro... Tenho de confessar que romance nacional para entrar na minha lista tem de ser de muita qualidade... Segundo, sou um pouco preconceituosa com livros nacionais... Sei que graças aos blogs e resenhas esse preconceito diminuiu bastante... Mas não me arrisco a comprar um nacional ainda sem indicação e uma boa resenha! Gostei demais da resenha e das características que esse romance possui... Aparente ser um romance de muita qualidade e com vários ingredientes que gostamos... Histórico, romance, cenas sensuais, mistério, suspense, mulheres com idéias próprias, homens experientes e libertinos que acabam descobrindo o amor... Entrou para minha lista sem sombra de dúvida!!!

    ResponderExcluir
  2. Paty!!! Tava aniosa aguardando esse resenha. Desde que me disse que estava lendo o Perfume da Rosa, fiquei na espectativa. Primeiro por que a capa é lindíssima e a sinopse do jeitinho que eu gosto, e segundo por ser nacional (apesar de que assim como você, eu ainda me enrolo com ele rsrs).
    Amei a resenha e quero muito ler esse histórico nacional. Uma pena que as editoras não apostem e divulguem mais  os nossos autores. De toda forma, o Perfume da Rosa já esta na minha lista de PRECISO TER.
    Belissimas montagens, como sempre!
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha... estava com saudades de suas resenhas D. @paros28  e este livro me pareceu mesmo muito bom... estou com saudades de históricos... aguardando meu 'A Intuitiva'... 

    ResponderExcluir
  4. #LiteraturaNacional ueeeeebaaa! Arrasando! Adorei a resenha, o que é uma pena pois entrou na lista de desejados! Tô falida!

    ResponderExcluir
  5. O livro realmente é ótimo. Além do que nos deixa com um gostinho de quero mais.
    Adorei o livro.
    Sua resenha, como sempre, divina. 
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  6. O livro me atraiu demais desde a primeira vez que o vi no skoob. Inclusive tinha marcado para ver o lançamento na bienal e não deu certo...
    Gostei da sinopse e os elementos da trama parecem ser perfeitos para uma boa história. Já está na lista de leitura e depois dessa resnha só aumentou o desejo de tê-lo.
    Bjkas!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Estou pensando em comprar para ler. Fiquei curiosa. =)

    bjokas

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in