Destaques

Vamos ler livros ORIGINAIS (atualizado) ALERTA!!!

Por Unknown •
18 agosto 2011


Eu devo confessar que já li livros em 'e-books' (pdf... traduzidos por fãs) e não os originais... mas de uns tempos pra cá... principalmente quando comecei a conviver e me tornar amiga de autores nacionais e conhecer mais sobre o mundo editorial... eu não faço mais isso... vou dizer as razões... e tentar convencer a todos ou pelo menos grande parte das pessoas a não fazerem mais isso:

  • Os autores escrevem histórias lindas que nos fascinam... nos fazem viajar... e ganham... apenas uma porcentagem das vendas dos livros... (variável de editora para editora)...
  • As Editoras tem muito trabalho e investimento para lançar um livro no Brasil... mesmo os nacionais... e devemos pensar em alguns aspectos: compra do direito, tradução, design, impressão, lançamento... entre outros aspectos burocráticos que no Brasil são enormes... 
  • Acompanhem no 'Nem um pouco épico' os post 'Como se faz um livro'
  • Quando pegamos um livro oficial e original... ou seja, editado e impresso por uma Editora legalizada, na maioria das vezes, temos o prazer de ler um trabalho muito bom... feito com muito carinho para nós leitores...
  • A qualidade dos 'ebooks' traduzidos por fãs... é incompreensível, na maioria das vezes... é raro encontrar uma boa tradução... não estou dizendo que não existam boas traduções nestes 'ebooks'... mas é cheio de erros ortográficos, gramaticais e outras tantas coisas... isso é um deserviço à lingua portuguesa... eu sei que há livros (originais) com erros horrorosos também, mas em menor escala...

Estou falando isso porque na semana passada minha amiga Paula Pimenta fez um Desabafo no blog do livro 'Fazendo meu filme'... sobre uma cópia (digitalização) do seu livro... isso é muito triste de ver acontecer... como eu comentei lá... espero que todos possam pensar por que ao contrário de 'piratearmos' o trabalho de autores e editoras, nós não nos unimos para comprar em parceria com amigos um livro, ou emprestarmos para pessoas mais chegadas, ok esta parte para mim é difícil, mas quem sabe dar de presente... eu sei que os livros são caros aqui no Brasil... mas além do trabalho que citei acima... alto investimento... as Editoras, assim como todas as empresas brasileiras têm uma enorme carga tributária (impostos altíssimos) a pagar...

Já vi várias autoras internacionais falando sobre a 'pirataria' de seus livros também... Nora Roberts... Meg Cabot... e tantas outras... isso acontece em todo o mundo... mas devemos ter consciência e se amamos e respeitamos um autor, um músico... ou ator... devemos comprar... alugar... não piratear suas obras...

Atualmente, compro TODOS  os livros que li em 'ebook' e percebo o quanto é muito melhor ler os livros originais... quando amo muito uma série ou autor... tipo 'Richelle Mead' que tem os livros lançados no Brasil com algum atraso... em relação aos seus lançamentos em inglês... COMPRO ebook Kindle e leio em inglês... como fiz com Last Sacrifice... a série Dark Swan... agora com o 6º e último da série Succubus ' Succubus Revealed' e também com o lançamento 'Bloodlines'... além destes já li em inglês o 9º livro da Irmandade da Adaga Negra... 'Lover Unleashed'... mas não faço resenhas aqui dos livros que li em inglês... deixo para falar sobre eles quando forem lançados aqui no Brasil... assim como fiz com 'Filha da Tempestade'...

A B. (@mecutuca) do Nem um pouco épico fez um post 'Dicas para começar a ler em inglês' acho que todos devem ler este post e ter coragem de ler os livros em inglês... se não tem paciencia para aguardar chegar no Brasil (como eu)...

Não são só os autores que reclamam... as Editoras também estão lutando contra isso... e eu como leitora e cidadã (que tenta ser honesta) Brasileira... creio que devemos pensar antes de piratear...

Então, pessoal... isso não é puxação de saco das Editoras ou autores... é ser honesto e perceber que se cada um de nós fizermos a nossa parte podemos melhorar as coisas em todos os aspectos no nosso Brasil.

ATUALIZAÇÃO

Esta semana (Carnaval/2013) descobrimos que os livros de Carina Rissi também foram pirateados... até quando isso vai continuar acontecendo??? Gente, isso é papo sério... vamos emprestar livros, mas pirataria é CRIME.


Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Ah, se tenho agonia para ler um livro q não saiu no Brasil, com certeza compro o importado, fato... livro pirata? No fucking way! ^^

    ResponderExcluir
  2. Até entendo fazerem e-book pirata de livros estrangeiros! Mas nacionais?? Eu tb já li e-book, mas não gosto... Gosto do papel na minha mão, da capa, de ve-loas na prateleira... Super a favor de livro original!

    ResponderExcluir
  3. Super mega apoio essa ideia..nunca li nada no pc..minha vista doi e para mim nada substitui o prazer do peso de um livro, de poder tocar...de virar suas páginas,,mas sou saudosista com tudo..não baixo nada na internet..só compro cd e dvd originais!


    Bjos
    Raffa Fustagno
    http://livrosminhaterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ci =)
    Então... Eu, particularmente, não sou fã de e-books... Já tentei várias vezes ler um livro no computador e eu simplesmente não consigo me concentrar, acabo me distraindo muito fácil com twitter, etc...
    Não há nada como ter um livro original na mão. Se ele for novinho em folha, então, melhor ainda! Aquele cheirinho de novo, adoro *-*
    E eu também não leio nada em inglês, mesmo sabendo o idioma... Então não tenho esse 'problema' de não aguentar sair o livro aqui no Brasil, etc...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Além dos ebooks contribuírem para a pirata, ainda nos prejudicam, porque ficar lendo por muito tempo na frente do computador, pode nos causar algum tipo de dano. Adorei o post Ci. Se não o povo num consegue aguentar o livro ser lançado no Brasil, compra o em inglês, acho que a pessoa num mínimo deve ter uma pequena noção da língua e com o tempo nem se torna difícil de ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tá cobeerta de razão Ci!
    Eu só li em e-book Harry Potter, porque tava sem grana para comprar os exemplares. Mas agora tenho quase todos *-*
    e não há nada que se compare em ter o livro na sua mão, sentir o cheirinho do livro (eu faço isso :D), enfim.

    Temos que valorizar os autores e a melhor forma de fazer isso é comprar os livros, e se não der esperar para quando puder.

    Lindo post.

    Beijos
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post e apoio cem por cento. É uma desvalorização sem tamanho do trabalho de um profissional quando se pirateia um livro. Queria saber se alguém ia achar bom que outras pessoas fizessem uso do seu trabalho sem pagar o valor devido. Muita gente bota a culpa no preço do livro, mas se o livro é caro, procura uma biblioteca!!! A contravenção virou uma coisa tão corriqueira que as pessoas acham mais fácil dar uma desculpa pra continuar cometendo do que fazer o certo.

    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Mesmo correndo o risco de ser criticada lá vai... leio e-book sim, e até bastante. Porém, somente de livros de banca antigos, que não encontro mais para compra e provavelmente não serão reeditados. Os que tenho lido geralmente são arquivos scaneados do livro original.

    Se quero ler um livro que está a venda compro, sem dó mesmo, raramente empresto mesmo tendo muito acesso (trabalho em duas bibliotecas diferentes). Quanto aos livros ainda não lançados por aqui eu controlo a ansiedade e aguardo.

    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  10. Ai, Monique acho válido sua leitura em ebook... livros que não serão reeditados... como eu já disse antes... eu já li ebooks (IAN, por exemplo) mas não leio mais e mesmo os que li em ebook... comprei e compro todos ao serem lançados no Brasil... agora ando lendo em inglês... se vão demorar muito a chegar por aqui... e a ansiedade não aguenta esperar... como faço com os livros de Richelle Mead e J. R. Ward...

    ResponderExcluir
  11. Ci, eu acabei de comprar um tablet justamente pra ler ebooks. Não sou fã dos livros digitais, mas às vezes é a única opção. Sou fã da Marion Zimmer e no PDL tem TODOS os livros da Série Darkover, que nem que eu fosse rica conseguiria achar pra comprar, já que são livros que não são mais produzidos. Eu já fui voluntária em bibliotecas só pra ficar pertinho dos livros, e não, se você não tem grana pra comprar um livro, principalmente os mais atuais/lançamentos, você não irá achá-los em uma biblioteca (pelo menos essa não é a realidade aqui de Rondônia...). Acho que os autores e editoras deveriam ver nessas digitalizações um novo mercado, e passar eles mesmos a vender ebooks de seus autores por preços REAIS e JUSTOS (eu já vi venda de ebooks por R$10 a menos do que o livro físico).
    Eu amo a sensação de ter um livro em mãos, o cheiro, o virar das páginas, se eu puder comprar um livro,não penso duas vezes, mas quando não há essa possibilidade, fazer o quê,né...

    ResponderExcluir
  12. Joelma, como disse no post e nos comentários mais cedo... eu também leio ebook, mas comprado... para não tirar do autor sua parte (que é bem pequena) nas vendas dos livros... concordo que as Editoras Brasileiras devem entrar para o mercado de VENDA de ebooks, tentando baratear o preço... o que não concordo é com a pirataria... a digitalização sem a autorização do autor ou da Editora...

    Sei também das dificuldades das pessoas, que moram no interior e em cidades mais distantes do sudeste onde se encontram a maioria das Editoras, em comprar livros... porque mesmo com preços mais baratos em livrarias online... o custo do frete fica altíssimo... mas devemos pensar no autor ao ler um livro que ele não vai receber nada... nem um mísero centavo... e às vezes com uma baixa qualidade de tradução.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, flor!
    Adooooooro ter o prazer de ter em mãos um livro que há muito nutria o desejo de ler e enfim, poder deliciar-me com sua leitura. Já li alguns livros em  e-books, mas realmente muitos contém erros ortográficos. E não tenho muito tempo para ler no notebook. Já fico bastante distraída com as redes sociais. hehe. É até interessante ter um e-book, mas nada substitui o livro original, que para esse, é necessário reservar um tempo adequado. Apoio os escritores nacionais, que ficam chateados com toda essa pirataria!

    Beeijo
      

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in