RESENHA MUITO MAIS QUE UMA PRINCESA - LAURA LEE GUHRKE


SINOPSE

Título Original: She’s No Princess
Tradução: Cecília Gouvêa Dourado
Autor: Guhrke, Laura Lee (site da autora
Editora: Essência
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
I.S.B.N.: 9788576653837
Edição: 1ª / 2008
Número de Paginas: 344



Filha ilegítima de um príncipe e de uma famosa cortesã, Lucia viveu confinada em escolas e conventos durante a maior parte de seus 20 anos. 

Mas a austeridade dos ambientes não a impediu de provocar um escândalo depois do outro. Exasperado, o príncipe Cesare de Bolgheri decide que a filha deveria se casar - e quanto antes. Controlar Lucia seria problema do marido.

Para arranjar o casamento, Sir Ian Moore, o mais respeitado diplomata britânico, é chamado às pressas de uma missão na Anatólia. De volta à Inglaterra, ele promete a si mesmo que achará um marido para Lucia em poucas semanas, mas logo vê que sua paciência de diplomata talvez não seja suficiente para quebrar a resistência da moça.

Apesar de não faltarem candidatos convenientes à nobreza e ansiosos para dividir o leito com uma jovem tão atraente, nenhum está à altura do espírito e da paixão de Lucia.

Como convencer Lucia a casar-se por imposição do pai, e não por vontade própria? Será que algum acordo é possível quando é o amor que está em jogo? Sir Ian descobrirá que, muitas vezes, é mais difícil negociar com uma mulher do que com um chefe de estado.




RESENHA

Antes de começar a resenha do livro Muito Mais Que Uma Princesa, da autora Laura Lee Guhrke, tenho um protesto, apelo, não sei como posso chamar... Quando li o livro não sabia que é uma série, pesquisando para resenha descobri que o livro é o ultimo livro de uma série de 4 livros (como mostrado na imagem acima), então venho pedir para as editoras que por favor, quando lançarem um livro poderiam começar pelo início da série, por mais que os livros sejam independentes um do outro, porém nesse caso, a maioria dos personagens aparecem dos livros anteriores, e muitas vezes trocam até o nome do personagem, então galera do mercado editorial brasileiro, um pouco de consideração pelos seus leitores, já que adquirimos livros, e a Essência Planeta está de parabéns por nos trazer históricos que tanto gostamos, mas seria muito mais gentil se vocês publicarem as séries completas. Desculpa o desabafo. Vamos ao livro...



Foi um dos melhores romances históricos que li, porém é complicado de resenhar... é que a história do livro se for contada pode se passar por história simples, mas a autora Laura Lee Guhrke conseguiu criar uma grande história com diálogos arrebatadores, personagens sólidos e uma narrativa viciante.































L
ucia, a nossa personagem principal, é filha de um príncipe italiano, ele se apaixonou por uma plebéia, obvio que a não foi permitido o relacionamento, a mãe de Lucia acabou como cortesã e Lucia como filha bastarda, criada no anonimato, indo de um lado para outro, por sentir menosprezada pela família, ela torna uma menina bastante audaciosa, voluntariosa e completamente sem controle, por ser assim ela se vê no meio de escândalo.

























Para apagar o tumulto, o príncipe exige que ela se case com algum nobre inglês para ver se ela se comporta, e para conseguir esse casamento, chama Sir Ian Moore (irmão do Dylan Moore do 2º livro da série), Ian é um diplomata conceituado, então chamam ele para a função.



"Ele ainda podia vê-la, uma desordeira provocante, sentada diante dele com o cabelo desalinhado e os olhos escuros queimando enquanto lhe dizia que tipo de homem ele deveria encontrar para ela. Ouvir aquele discurso impudente quase o fizera perder a razão. A única coisa em que conseguia pensar naquele momento era em afastar a mesa e lhe dar um gostinho do que a virilidade masculina realmente significava.

A porta da carruagem foi aberta, lembrando a Ian onde estava e por quê. Ele arrumou a gravata, esfriou o sangue e pensou no seu dever. Para sorte de Miss Valenti, ele era um homem civilizado."

Imaginem um tempestuosa Lucia, italiana de sangue quente, e um frio e insípido inglês, no livro Muita mais que uma Princesa gera uma combustão, e realmente esse casal tem diálogos e situações que deixam as leitoras extasiadas de tanto rir, porque Lucia é espirituosa e tem umas colocações hilárias, além de tentar através do charme (pobre Ian) desequilibra com todo o cavalheirismo de Ian.



"Nenhum deles parecia ter aquilo que ela mais desejava.

"Os homens ingleses são capazes das paixões mais profundas, pode acreditar no que eu digo."

Absurdo, pensou ela, aborrecida, ter meia dúzia de admirado­res e só conseguir pensar em um homem que não a admirava nem um pouco.

Ela devolveu o livro a seu lugar e começou a examinar as prateleiras em busca de algo interessante o suficiente para mudar a direção de seus pensamentos e ocupar a sua mente, mas foi inútil.

Olhava as fileiras de livros, mas era a imagem de Sir Ian no jardim de Lady Kettering que lhe vinha à mente. Ele estava absolutamente rígido e controlado, e ainda assim ela percebera a pai­xão que havia ali, fervendo debaixo da superfície. Era como a lava quente de um vulcão."

Tem cenas ótimas que não pude colocar em montagens, até porque um dos fatores que amei no livro são os diálogos das cenas, pouquíssima narração, pois os diálogos são extensos, é seria uma heresia da minha parte cortar alguns, só lendo mesmo o livro para comprovar o que estou me referindo.


"(...) - A senhorita perdeu o nosso jogo de propósito?

- Eu só perco para pessoas que eu quero que gostem de mim. Isso o deixou confuso. As sobrancelhas dele se juntaram.

- A senhorita não quer que eu goste da senhorita?

- Eu acho que o senhor é um caso perdido. O senhor nunca vai gostar de mim.

Ele baixou os cílios escuros enquanto olhava para a boca de Lucia.

- Nunca, Miss Valenti, é muito tempo.

Alguma coisa na voz dele e a forma como ele olhava para a sua boca fizeram com que as entranhas de Lucia começassem a tremer de excitação - e quando ele levantou os olhos, lá estava a centelha. Aquela fagulha, cintilando tão rápida como o brilho de um relâm­pago (...)."

A cena do jogo de xadrez que ela tenta seduzir ele, e o Ian fica tão desesperado que se vira para um quadro de um velha para não olhar para ela, ou quando ele consegue fazer o que ele quer fazendo-a achar que ela que conseguiu, tem cenas ótimas não tem como citar todas.



Outro destaque é para o irmão dele, Dylan, ele percebe que Ian está começando a cair em tentação e fica dando indiretas, as conversas entre eles são ótimas, porque Dylan é sarcástico e boa vida, enquanto Ian leva tudo a sério.

As cenas sensuais, são bem sexuais, mas sem ser vulgar, a autora consegue desenvolver bem a cenas, a do jogo de sinuca é bem interessante....



O livro passa em torno da Lucia tendo que escolher um pretendente, praticamente ela coloca defeitos em todos, já que o que ela quer... ela acha que é inacessível, mas no dia do baile onde ela decide com quem irá casar... acontece algo entre ela e Ian, que irá mudar bastante a vida de ambos... Mas se vocês acham que é uma declaração de ambos, não é não... O que posso dizer a partir dai que é quase nos capítulos finais... Não posso dizer...



Ahh.... só vou dizer uma coisa, eu não sei se estava sensível na época, se estou muito sensível hoje, ou se alguém que leu o livro sentiu a mesma coisa... mas é de emocionar porque os diálogos autora não são piegas, e além da autora criar um suspense dramático, posso dizer que as 10 páginas finais você começa a ficar emocionada e nas 3 páginas finais você está praticamente com lágrimas nos olhos.  



Então querem se divertir, se apaixonar e se emocionar com uma leitura maravilhosa, a autora Laura Lee Guhrke consegue fazer isso no livro Muito mais que uma Princesa. Então o que estão esperando?

Obs: Nosso Amor de Ontem é o quarto livro da série ele foi lançado pela editora Nova Cultural, foi lendo esse livro que conheci a autora e também indico ele é ótimo.


MARCADOR DE LIVRO




10 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.