Minhas impressões: Questões do Coração @emilygiffin @Novo_Conceito (resenha premiada)

Desculpem-me... esta resenha estava pronta e programada para entrar ontem, mas com os problemas ocorridos com o Blogger, eu a perdi, quase toda... tendo que reescrevê-la... mas aqui vamos nós...



Este livro mexeu muito comigo... estou começando minhas impressões antes mesmo de terminar sua leitura... 



Capa original:




Autor: Emily Giffin
Titulo: Questões do Coração 
ISBN: 9788563219312 
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 438
Formato/Acabamento: Paperback










Sinopse:
Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades. Acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas se convergirem. 



Minhas impressões:


Como já disse antes... comecei esta resenha antes de terminar o livro... espero que o livro tenha um final adequado para Tessa (que é uma boa mulher, uma boa mãe, cujo o erro foi deixar de trabalhar para cuidar dos filhos e da casa, como eu)... Eu fiz uma coisa que nunca faço… li a última página do livro… para ver se tudo terminava como eu queria… e ainda bem… termina… então estou aqui dizendo… o tamanho da minha ansiedade…

A ansiedade foi tanta que me fez devorar o  livro para chegar logo ao final... o livro é muito envolvente... conta a estória de Tessa Russo, uma mulher de 35 anos... casada com o cirurgião plástico pediátrico Nick Russo e mãe de duas crianças... Ruby e Frank... que largou sua vida profissional para cuidar dos filhos, da casa, do marido... que a entende e a deseja feliz... mas na vida... não podemos prever os problemas... e o livro começa com Nick tendo que finalizar o jantar de aniversário de casamento para atender uma criança queimada... e enquanto Tessa se sente insegura com a sua escolha de parar sua vida profissional... Nick começa se envolver com o menino queimado Charlie e sua mãe Valerie... uma advogada, mãe solteira, que se vê presa em um hospital se sentindo culpada por ter deixado o filho ir a uma festinha de um amiguinho...

O livro é contado por dois angulos... o de Tessa, na primeira pessoa e o de Valerie, como se existe um outro narrador... e mostra os sentimentos de ambas... e fazendo com que acompanhemos e até entendamos o que acontece com ambas e com Nick...

As coisas ficam tensas... entre Tessa e Nick... e ela encontra apoio na amiga Cate, de seu irmão Dex e sua cunhada Rachel (de 'O Noivo de minha melhor amiga', outro livro de Emily Giffin, que virou filme, já em cartaz) e também de seus pais... e foram eles e as avalições de Tessa para entender toda a situação... que a ajudaram a tentar consertar as coisas....

Estou encantada com a forma de Emily Giffin escrever... ela deve ter feito uma pesquisa e tanto para escrever sobre as queimaduras, e procedimentos médicos, para descrever a estória de Charlie e sua recuperação.... e apesar da traição de Nick... parece que é uma coisa que sempre acontece nos livros de Emily... o livro é muito... muito bom... envolvente... cativante... excepcional. E apesar da traição de Nick... devo dizer... que ele é um homem muito... muito especial... e torci... para que tudo desse certo entre eles, Tessa e Nick...


Citações

"Reflito sobre a tênue e frágil linha que nos separa da desventura, quase como uma forma de agradecer por não ter passado por isso, como uma proteção que evitasse que o mesmo acontecesse comigo. Conosco. Meus filhos, Ruby e Frank, meu marido, Nick, e eu. Nosso quarteto - que é a fonte das minhas maiores alegrias, assim como das minha mais desgastantes preocupações." pag 10
"Posso dizer, apenas pelas suas costas eretas e pelos ombros expandidos, enquanto circula primorosamente por entre as mesas, que está preparando para a má notícia, para curar alguém, para salvar uma vida. É quando dá o melhor de si. Foi esse o principal motivo pelo qual me apaixonei por ele, sete anos e dois filhos atrás." pag 11


" A vida não é divertida o tempo todo, e quase nunca é fácil, pensei, enquanto voltava à cozinha ainda relembrando meus erros, pronta para minha segunda xícara de café, mas estou apaixonada por meu marido e ele por mim. É a constante em minha vida e continuará sendo conforme nossas crianças forem crescendo, minha carreira mudando, nossos amigos indo e vindo. Tenho certeza disso." pag 40


"- Não consigo entender como você pode deixar todos os seus sonhos de lado - ela disse de maneira intensa, invocando os espíritos de seus dias de hippie queimadora de sutiãs. - Largar tudo o que você lutou para conseguir e ficar em casa de moletom, cuidando da roupa e assando tortas....-  Você ama seu trabalho.- Amo mais ainda minha família, mãe.- Mas seu trabalho e sua família não são incompatíveis.- Às vezes parece que são." pag 53/4

"- Mas enfim, eu nunca admitiria isso a minha  mãe, mas abandonar meu trabalho não tem sido a panaceia que eu esperava que fosse. sinto-me tão quebrada e exausta quanto antes, e ainda assim parece que não há tempo suficiente para as crianças... Para nada, na verdade.- Pois é. Quase te faz sentir culpada, não é?....-Em tese, temos muito mais tempo em casa, mas o preenchemos com por menores que, de alguma maneira, conseguíamos evitar quando trabalhavamos." pag 134


"- Sério? Tudo o que faço é tentar deixar as coisas agradáveis para você. Para nós todos. Estou me esforçando ao máximo por aqui." pag 177


"O fato de Nick, no fim das contas, ter compreendido o que acontecera e até mesmo ter se divertido com isso quando confessei meu lapso nervoso não foi um grande conforto, porque na verdade não mudou a realidade por trás disso tudo: de que o poder se deslocava entre nós e eu estava me tornando uma esposa carente, que necessitava da aprovação do marido, uma pessoa que eu não reconhecia, uma pessoa para a qual minha mãe havia alertado." pag 210

" ... imperdoável, perdoar, perdoado, perdão. Era a palavra que ecoava em minha mente enquanto meu irmão e eu nos despedíamos." pag 390

"O que é melhor para as crianças? O que é melhor para mim? Como a minha vida mudaria? Eu ficaria bem? Eu me recuperaria?" pag 391

"... casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa... e passa por ciclos, altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível." pag 410

"- Você não deixou isso acontecer, Nick - eu disse afastando minha mão. - Você fez isso acontecer. São necessárias duas pessoas para isso. Vocês dois.Enquanto eu dizia essas palavras, porém, fiquei perplexa pelo quanto elas se aplicavam a nós dois também. Que foram necessárias duas pessoas para que chegássemos a este ponto. Que sempre são necessárias duas pessoas. Para que relacionamentos funcionem, para que eles acabem, para que eles se recuperem." pag 433



Promoção

A Editora Novo Conceito, me presenteou com dois exemplares deste maravilhoso livro... e como quero fazer uma promoção privilegiando TODOS os que participam do blog.... esta promoção vai ser diferente... farei um sorteio do livro... dentre todas as pessoas que comentarem nesta resenha... mas os comentários devem ser coerentes e de acordo com a resenha... não vale... 'participando' ou 'bela resenha'... vai valer comentários que realmente mostrem que a pessoa leu a resenha... eu disse que vou sortear... dentre todas as pessoas que comentarem... inclusive colaboradoras e parceiros do blog...
Vou sortear pelo random.org no dia 23/05 ou quando a resenha obtiver pelo menos 20 comentários...




Published with Blogger-droid v1.6.8

27 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.