Destaques

Semana Especial de resenhas @editorarecord (MI-60/13): O Projeto Rosie - @GraemeSimsion

Por Fotos e Livros •
16 agosto 2013
Continuando a nossa 'Semana Especial de resenhas do Grupo Record' hoje vamos falar de um lançamento, delicioso, da Editora Record... um livro surpreendente.

O Projeto Rosie' é mais um dos livros que a Record tem presenteando os blogueiros parceiros e que estavam atrasados por aqui, aliás estou com vários de várias Editoras atrasados (shame on). Preciso dizer que demorei a gostar do livro... mas fui conquistada. Eu já reparei que tenho um pouco de dificuldade com livros 'românticos' de autores homens... isso não é preconceito, é apenas uma constatação.




Minhas impressões

Don Tillman é um professor universitário de genética, mas é um cara que por 39 anos viveu segundo regras rígidas, ele tem sua vida totalmente cronometrada, ele sabe quanto tempo gasta para tomar banho, quanto tempo gasta de casa à Universidade, de bicicleta, não compra roupas há 1 século, se tem qualquer ponto de sua rotina alterado sofre muito, claro ele tem poucos amigos, quase que apenas dois: Gene, um professor da mesma Universidade, que se acha um Don Juan, e quer transar com todas as mulheres estrangeiras, de diferentes países pelo mundo, mesmo sendo casado. Sim, Gene é casado, com Claudia, a outra amiga de Don, psicologa e que 'aceita' os atos de Gene, por terem um casamento aberto.

"Gene e Claudia tentaram por um tempo me ajudar com o Problema Esposa. Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu já havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso não justificavam o esforço e as experiências negativas." pag 09

Gene e Claudia tentam arrumar namoradas para Don, mas ele consegue ser além de um ser completamente e desorientadamente movido pelo relógio, um ser inepto ao convivio social, ele fala o que vem à cabeça, não consegue 'ler nas entrelinhas'... não consegue se relacionar bem com ninguém, nem com seus alunos. E começa a fazer um Projeto Esposa, onde cria um questionário com 546584865412 de perguntas para a candidata a esposa, desde se ela fuma, onde a resposta não pode ser sim... até se gosta de cozinhar, seu IMC... um questionário que eu, sinceramente, não responderia nenhuma questão corretamente, e nem Rosie...
"Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lidta mais administrável de candidatas." pag 25

E Don anda tão envolvido com este 'Projeto Esposa' que quando recebe a visita de uma moça, vestida muito diferente do que ele acharia normal, com muitas bijouterias, logo após ele ter passado todos os questionários para seu amigo Gene, dizendo que o mesmo a enviou, ele acha que ela seria uma das selecionadas por ele, e logo a convida para um jantar... que acaba de um forma muito atrapalhada, como tudo o que Don faz, mas Rosie Jarman, a garota em questão, acaba levando tudo numa boa e eles vão conversar e jantar na casa de Don... e é aí que a vida de Don começa a virar de cabeça pra baixo.

"- Eu conheço essa música!
Rosie gargalhou.
- Se não conhecesse, seria a prova final de que você veio de Marte." pag 110

Rosie descobriu que não é filha do pai, ops, não é filha do marido de sua mãe, e ela e Don acabam iniciando, mais por insistência de Don um Projeto, que ele denomina 'Projeto Pai'... para tentar encontrar o verdadeiro pai, que provavelmente estaria na festa de formatura da mãe de Rosie. E Don não sabe porque ele não consegue deixar de querer ajudar Rosie a encontrar o seu verdadeiro pai...

"A causa da minha confusão era o fato de eu estar lidando com uma equação que possuía tanto imensos valores negativos (mais seriamente as perturbações na minha rotina) quanto positivos (as maravilhosas experiências resultantes disso). Minhas incapacidade de quantificar esses fatores de modo preciso significava que eu não era capaz de determinar se o resultado líquido era positivo ou negativo." pag 152

Tudo é bem cheio de aventuras, coisas que Don não faria naturalmente acaba fazendo e percebendo que gosta muito, quando está na companhia de Rosie. Mas ele é tão 'complicado' que nem consegue perceber que está apaixonado e consegue afastar a moça dele e acaba tendo que criar dois novos projetos: O Projeto Don e o Projeto Rosie.

"Minha agenda e minhas competências sociais agora estavam alinhadas com a prática corrente, da melhor forma possível segundo minhas capacidades e o tempo que eu reservara para isso. O Projeto Don estava concluído. Era hora de iniciar o Projeto Rosie." pag 274

Um livro bem feito, capa linda, tradução e revisão excelentes e daqueles para divertir. Gostei muito!!!!

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in