Destaques

Minhas impressões: O Casamento - Nicholas Sparks @editoraarqueiro

Por Fotos e Livros •
20 agosto 2012
Sou fã de Nicholas Sparks há um tempo, ainda faltam alguns livros dos já lançados no Brasil, para eu ler, mas posso dizer com certeza que até eu ler 'O Casamento' o meu livro preferido de Nicholas era 'O Diário de uma Paixão', mas agora os dois estão empatados ou 'O Casamento' está "uma cabeça na frente", porque as histórias dos dois livros são histórias tocantes, histórias que podem ser reais, mesmo sendo ficção.


A minha mãe, leitora 'compulsiva' como eu, já havia me dito: " O livro O Casamento é lindo, eu que normalmente não choro em livros, chorei." Depois minha irmã que como eu se emociona com livros e filmes, me disse que estava encantada, quase sem dormir por causa do livro. O livro faz as pessoas chorarem, mas não por ser triste, por ser encantador, emocionante, LINDO!!!!!

"Meu nome é Wilson Lewis, e esta é a história de uma festa de casamento. É também a história do meu casamento, mas, apesar dos 30 anos que Jane e eu já passamos juntos, acho que eu deveria começar admitindo que há quem saiba muito mais sobre o assunto do que eu." pag 09

Sinopse


Minhas impressões

O Casamento conta a história de Wilson e Jane Lewis, ela, a filha mais velha de Noah e Aliie Calhoum de 'O Diário de uma Paixão', que estou relendo... Em O Casamento Allie já se foi e Noah vive na casa de repouso onde eles viveram os últimos dias de Allie, juntos.

Wilson e Jane estão casados há 30 anos, têm três filhos: Anna, Joseph e Leslie, e agora a casa está vazia, são apenas os dois novamente, Anna mora com o namorado Keith, Joseph mora em NY e Leslie faz faculdade. Wilson é um homem muito trabalhador, advogado de sucessões, meio 'caladão', desde sempre, filho único de pais não tão carinhosos como os de Jane.

"Enquanto Jane cresceu em uma cidade pequena, com três irmãos e pais amorosos, eu, filho único de um casal de defensores públicos, fui criado em Washington, capital dos Estados Unidos, e meus pais raramente estavam em casa antes das sete horas da noite. Consequentemente, passava boa parte de meu tempo livre sozinho, até hoje é na privacidade do meu escritório em nossa casa que mais me sinto à vontade.
Como já disse, nós temos três filhos e, embora eu os ame muito, eles são sobretudo filhos da minha mulher. Foi ela quem os gerou e criou, e é na sua companhia que eles se sentem mais confortáveis." pag 15

O livro é narrado sob o ponto de vista de Wilson que mescla presente e passado, vai narrando os fatos atuais, entre os 29 e os 30 anos de casados, e os fatos do passado de quando ele e Jane se conheceram, se apaixonaram, se casaram, se tornaram pais...

Wilson esqueceu-se da data de aniversário de 29 anos de casados e isso magoou, machucou muito Jane, na realidade esse fato foi meio a 'gota d'água' para abalar os sentimentos de Jane. Mas o fato de ela ter ficado tão magoada fez com que Wilson buscasse compensar se erro e se desculpar por esse erro e tantos outros ao longo dos anos de casados.

"- Por quê?
"Porque eu quero que você volte a me amar", pensei, mas guardei essas palavras para mim mesmo.
- Porque você e nossos filhos são as pessoas mais importantes do mundo para mim... - respondi depois de alguns segundos. - Sempre foram... e eu perdi muitos anos agindo como se não fossem. Sei que não posso mudar o passado, mas o futuro eu posso. E também posso mudar a mim mesmo. Posso e vou." pag 175

Wilson é muito próximo de Noah, eles têm uma relação linda, de amizade, carinho, compreensão e muita afetividade, quase como pai e filho, Noah dá conselhos a Wilson que ao longo do livro, ao longo do ano, dos 29 aos 30 anos de casamento, vai buscando reconquistar Jane e se preparando para dar um lindo e inesquecível presente de 30 anos de casados para ela.

Mas faltando pouco mais de uma semana para o aniversário de casamento, Anna os surpreende com a ideia de adiantar seu casamento, para ter o avô ainda vivo em seu casamento, isso, claro, se seus pais não se importarem que seja no mesmo dia do aniversário, seria apenas uma reunião pequena, em família, que faz muito o seu estilo, mas JAne não concorda, quer organizar um casamento bonito e direito com bençãos de um pastor, com direito a bolo, fotografias, damas de honra e tudo o mais. Ainda bem que Wilson está de férias e pode ajudá-las no que é possível a ele, enquanto as duas preparam os detalhes. O que é super importante para que tudo dê certo no final.

"Antigamente, sempre me faltavam palavras em momentos como esse. Talvez no fundo eu temesse que articular meus sentimentos em voz alta fosse de alguma forma diminuí-los. No entanto, percebi naquele instante como estava errado ao não expressar o que sentia e, levando os lábios até bem perto de sua orelha, sussurrei as palavras que nunca deveria ter guardado para mim.
- Eu te amo, Jane, sou o homem mais sortudo deste mundo por ter você." pag 168

Temos uma história paralela e linda que é a relação de Noah com um cisne a quem ele sempre alimenta no lago da casa de Retiro onde ele mora. O que faz a capa original do livro ser ainda mais interessante que a nacional, que eu gosto muito.


Eu me emocionei muito, imaginei algumas coisas e me surpreendi com outras. Acho que 'O Casamento' é ainda mais tocante para pessoas casadas, como eu, há muitos anos e que vive tantos bons e maus momentos ao longo dos anos.

"É claro que todos os casamentos passam por altos e baixos: acho que isso é uma consequência natural para casais que decidem permanecer juntos por muito tempo." pag 09



No site de Nicholas Sparks na parte sobre o livro tem um 'Perguntas e Respostas' onde ele responde sobre algumas coisinhas do tipo:


Are you more like Wilson or Noah?
Oh, I guess I’d have to say Noah. But you should probably ask my wife that question.
In what ways are you like Wilson?
I love my wife, and take my work seriously.
Have you ever forgotten your anniversary?
No. Thank goodness.

Traduzindo:
Você é mais como Wilson ou Noah?
Oh, Eu acho que mais como Noah. Mas você provavelmente deve perguntar isso para minha mulher.

E como você se parece com Wilson?
Eu amo minha mulher, e levo meu trabalho a sério.

Você já se esqueceu de seu aniversário (casamento)?
Não. Graças a Deus.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in