Destaques

Minhas impressões (MI-26/2017): Fortaleza impossível - Jason Rekulak

Por Fotos e Livros •
18 setembro 2017
Este livro é meio que um livro nostalgico, para quem tem mais de 40 anos... mas é também um livro infanto-juvenil, já que os heróis são meninos de 14 anos, mas é passado no final da década de 80, quando os computadores pessoais ainda eram coisas raras de se ter e quando o Microsoft Windows ainda nem existia direito. Eu vivi um pouco deste início, pois tenho mais que 40 anos, e um pouco mais velha que os jovens do livro.


Sinopse


Compre na Amazon Brasil




 "Até maio de 1987, Billy Marvin - um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey - é definitivamente um nerd feliz.
Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.
Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar..." Sinopse tirada do hotsite do livro

Minhas impressões



Billy, Alf e Clark são três amigos inseparáveis... moram em uma pequena cidade, Wetbridge, do estado de Nova Jersey e enquanto a mãe (solteira) de Billy trabalha à noite, os amigos comem bobagens, assistem filmes e programas na TV... mas Billy tem um computador, coisa rara em 1987 e principalmente na classe trabalhadora como ele, mas a mãe ganhou o seu Commodore 64, e ele se descobriu apaixonado por programar joguinhos no computador. Tudo em linguagem BASIC. Quando eu tinha 15 anos meu professor de Física nos convidou, a mim e a minha prima-irmã, a fazermos um curso de computação... era programação, em DOS, e eu me arrependo de não ter continuado e quem sabe hoje eu poderia estar trabalhando no Vale do Silício kkk sonhar não custa nada!

"A coisa mais fantástica sobre o Strip Poker com Christie Brinkley é que era impossível comprá-lo nas lojas. Meus amigos e eu fomos os únicos a jogá-lo. Eu mesmo o criei, digitando no computador muitas centenas de linhas do código BASIC." posição 6%

Quando os três amigos descobrem que a Playboy lançou uma revista com fotos de Vanna White, apresentadora de 'A Roda da Fortuna' a última paixonite dos jovens cheios de hormônios do final da década de 80, eles tentam conseguir na única loja da cidade que vende a revista, mas nunca para menores, um exemplar, em uma de suas muitas aventuras mirabolantes, Billy conhece a filha do dono da loja, a jovem gordinha Mary Zelinsky. Mary também adora programar em um Commodore 64, ela faz maravilhas com músicas no C64 da loja do pai.

"Apesar de ele e Clark serem meus melhores amigos, eu não tinha contado aos dois que meu plano secreto, quando crescesse, era criar videogames e viver disso. Eu queria ser o próximo Mark Cerny, o brilhante projetista de jogos contratado pela Atari quando tinha apenas 17 anos. Queria trabalhar com visionários como Fletcher Mulligan, o lendário fundador da Digital Artists, e ter minha própria empresa de software." posição 8%

Juntando um dos planos dos três amigos para conseguir a Playboy de Vanna e a descoberta de Billy sobre o concurso de jogos da Universidade Rutgers para jovens programadores (foi Mary quem contou para ele), Billy resolve pedir ajuda da menina para melhorar um de seus jogos e apresentar no Concurso.

"O melhor dessas tentativas abortadas era um jogo chamado Fortaleza Impossível. Tive a ideia depois de ver uma gravura de uma cara chamado M. C. Escher. Ele inventou um castelo cheio de passagens e escadas que se invertiam. Minha ideia era montar um jogo de pular e escalar num cenário Escher. Os jogadores teriam trezentos segundos para subir uma montanha e penetrar numa gigantesca fortaleza, no meio da qual havia uma princesa presa. Havia guardas e cães de guarda por todo canto..." posição 13%

Billy começa a passar todas as tardes na loja Zelinsky com Mary e à noite estudando outra linguagem de computador para melhorar o Fortaleza impossível... acaba se afastando um pouco dos amigos Alf e Clark... e até mesmo se esquecendo da Playboy, e se esquecendo ainda mais dos estudos... a mãe de Billy sofre (assim como eu, no caso da minha caçula, me identifiquei com a mãe de Billy) com a suas notas.

"- Não me peça desculpas. Não é a mim que você está prejudicando. Três meses atrás, sentados nesta mesa, você me prometeu que ia melhorar. Mas olhe só essas notas." posição 15%

"- Estou ralando para cuidar de você - completou ela. - Cozinho, lavo suas roupas, dou até uma mesada para você. Mas você não está cumprindo sua parte no trato." posição 15%

Só que com o passar do tempo, Billy acaba conhecendo Mary e se apaixonando, mas na juventude, nem tudo são flores... e apesar de eles terem conseguido enviar o jogo para o concurso, por causa das aventuras e planos mirabolantes dos amigos, o 'casal' se separa...

"Bem, não dá para ser u m garoto de 14 anos sem se machucar algumas vezes. Eu já tinha levado porrada em vestiários e rasteiras nos corredores da escola; já tinha sido jogado da minha bicicleta, ralado o joelho, torcido o tornozelo e sangrado o nariz; mas nada tinha me preparado para aquilo. Foi muito pior do que todas essas coisas juntas. Era o tipo de dor que não parava, só ficava pior e pior." posição 54%
Este trecho me lembrou a musica Era uma vez de Kell Smith



Comecei a ler o livro despretensiosamente,e gostei. Apesar da minha nota, lá embaixo, o livro é gostosinho, divertido e me cativou, mas como é um livro mais teen é bem light, e está completamente fora do meu normal de leitura. Valeu para variar o estilo... indico para os jovens de hoje e os jovens dos anos 80.




Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in