Outubro Rosa 2013 - "Mulher consciente na luta contra o câncer de mama" #Otempocorrecontra



Em outubro, no mundo inteiro existe um movimento que visa chamar atenção de todos, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, este movimento se chama, aqui no Brasil

'OUTUBRO ROSA'



O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Fonte
Resolvi fazer este post não apenas para mostrar o meu apoio à causa mas, para lembrar a todas nós mulheres da importância do auto-exame e da mamografia.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 desta terça-feira (1º), o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.Fonte Ministério da Saúde

Eu já estava me lembrando deste movimento lindo e por causa desta página especial da Harlequin Brasil resolvi fazer o post.

Vejam na imagem abaixo (do site Harlequin) como fazer o auto-exame





A Femama está com a campanha #Otempocorrecontra, em breve atualizarei este posta com mais informações.


Aqui no Brasil as ações estão começando e são poucas as empresas que apoiam e divulgam o Outubro Rosa, este ano algumas das iniciativas são, segundo o Meio e Mensagem:

Philips


No primeiro dia do mês, a Philips realizou evento com a participação da modelo Alessandra Ambrósio para anunciar a parceria da empresa com o Grupo Delfin, que faz diagnósticos por imagem. Juntas, as empresas realizarão 10 mil mamografias por meio de mutirões de atendimentos em unidades móveis - quatro caminhões e um ônibus - devidamente equipados, que atenderão a população carente das cidades de Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP).

Dudalina

A camisaria Dudalina participa pela primeira vez do Outubro Rosa. A grife criou 13 camisas femininas, em tons de rosa, e ornadas com botões em cristal Swarovski (parceira da marca na iniciativa), cujo lucro da indústria com as vendas será revertido às seguintes instituições brasileiras que tratam do diagnóstico precoce e do câncer de mama


Mahogany
A venda de um produto também perpassa a estratégia da Mahogany para o Outubro Rosa. O movimento inspirou a criação da campanha Rosas de Outubro, na qual 1% das vendas dos produtos das linhas de rosas da marca será doado ao projeto De bem com você – a beleza contra o câncer (Look good feel better), coordenado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).


Entre outras empresas tais como Avon:

e outras empresas.


Nos EUA a Editora Penguin promove o Read Pink Books
No quarto ano do evento a Pinguim vai oferecer uma variedade de oito títulos mais vendidos do mercado e seis títulos comerciais de algumas das mais amadas autoras da editora em uma edição especial 'Read Pink'. Os autores participantes são Nora Roberts, Jodi Thomas, Carly Phillips, JoAnn Ross, Karen Rose, Catherine Anderson, Kate Jacobs, LuAnn McLane, Liane Moriarty, Alyson Richman, Erika Robuck, Sarah Jio, Penelope Lively, e porta-voz Karen White.

Essas edições especiais possuem os selos 'read pink' na capa e informações adicionais na parte de trás do livro, sublinhando o apoio do Grupo Pinguim à missão da The Breast Cancer Research Foundation®'s  e convidando os leitores a participar ativamente no apoio à organização.

Vejam aqui os livros de 2013.

Acho essa ideia MARAVILHOSA, quem sabe as nossas editoras podem fazer isso por aqui, apoiando uma instituição brasileira que ajudem mulheres na luta contra o câncer de mama e outros.

Vamos apoiar, divulgar e não nos esquecer de fazer o auto-exame.

Campanhas de apoio nas redes sociais:





3 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.