Minhas impressões (MI-40/13): O sorriso das mulheres - Nicolas Barreau @Verus_Editora

Sabem aqueles livros que te conquistam primeiro pela capa e depois por uma resenha positiva e fofa? Pois foi isso que aconteceu comigo e 'O sorriso das mulheres'...

Eu li uma resenha no Caderno Feminino do Jornal Estado de Minas e logo pedi o livro para resenhar... claro que me enrolei toda com a quantidade de livros por ler e acabei atrasada com esta leitura... mas aqui está.



Minhas impressões

Este livro é daqueles livros leves, agradáveis que te emocionam sem sofrimento... uma história de amor vivida em Paris, a cidade do amor... e que é palco de romances e histórias sempre encantadoras.
" Em novembro do ano passado, um livro salvou minha vida. Eu sei, agora parece muito improvável. Alguns podem até considerar exagerado ou melodramático eu dizer algo do gênero. Só que foi exatamente o que aconteceu." pag 07

Aurélie Bredin é a proprietária do 'Le Temps des Cerises' em Paris, acabou de perder o pai, por quem foi criada e que deixou para ela o restaurante e a receita do 'menu d'amour' (quero fazer um dia) e agora, um pouco depois da morte do pai ela perde o namorado, um artista meio louco e sai caminhando sem rumo por Paris... mas um contratempo a faz entrar em uma livraria, coisa de rara de acontecer em sua vida, já que Aurélie não gosta de ler,  ao contrário de sua melhor amiga Bernadette.

"Bernadette é tudo que eu não sou. É difícil de impressionar, inabalável em seu bom humor e muito prática. Com uma serenidade admirável, ela aceita as coisas que acontecem e tenta tirar o melhor delas." pag 17

Mas voltando a entrada de Aurélie na livraria Librarie Capricorne, ela acaba encontrando um livro que a 'toca' por uma frase já na primeira frase... e Aurélie não consegue largar o livro e passa a noite lendo e se emocionando com o livro.

"O livro, envolvido pelo belo invólucro laranja e que eu apertava contra o peito como um valioso tesouro, trazia logo na primeira página uma frase que me perturbou, me deixou curiosa e até me eletrizou:
A história que quero contar começa com um sorriso. E termina em um pequeno restaurante com o nome promissor de Le Temps des Cerises, que se localiza em Saint-Germain-des-Prés, onde bate o coração de Paris." pag 31

Aurélie se encanta com a história e quer descobrir como o autor conheceu seu restaurante e porque ela tem a sensação de que é ela a personagem principal desta história... Mas o autor do livro é um inglês... que é apaixonado por Paris e por culinária, será que é mesmo?

"Se um inglês era capaz de descrever tão bem um restaurante que não fosse, por exemplo, o La Coupole ou a Brasserie Lipp, que constam de qualquer guia turístico, é porque certamente estivera nele.
E quando a heroína de seu romance era tão parecida com a própria leitora - até no delicado vestido verde-escuro de seda, (...)
(...)
Eu queria conhecer esse autor, que não apenas me devolvera o ânimo nas horas mais sombrias da minha vida, mas também parecia estar ligado a mim de alguma maneira misteriosa." pag 35/36

O livro é narrado em primeira pessoa, mas com dois narradores, intercalados... entre Aurélie e André Cabanais, o editor chefe da editora responsável pelo livro em questão: Éditions Opale... André é não apenas o editor chefe como o editor responsável pelo lançamento do autor em questão: Robert Miller

"Poucos meses depois, tirei da pasta o manuscrito de um tal Robert Miller, que correspondia exatamente à sua concepção de texto popular engraçado e criativo. Meu cálculo estava certo. O livro vendeu além das expectativas, e agora eu estava pagando por isso. Como é mesmo o ditado? O orgulho precede a queda. E com Robert Miller eu estava, por assim dizer, em queda livre." pag 39

André está as voltas com encontrar uma forma de despistar o dono da Editora, para trazer o recluso Robert Miller para Paris, e ainda de encontrar uma forma de agradar a leitora entusiasmada, Aurélie, e ainda conseguir conquistá-la, já que ele se apaixonou por seu sorriso, desde a primeira vez que a viu.

"Meu Deus, eu conhecia aquele sorriso! Eu o vira havia cerca de um ano e meio. Era aquele sorriso incrivelmente encantador..." pag 72

Mas André guarda um segredo e precisa resolver as coisas para que elas não piorem... vocês precisam ler o livro para descobrir Aurélie... André... Robert Miller... Paris e tantas coisas mais que este livro nos mostra.


UM LIVRO PARA PRESENTEAR A NAMORADA OU ATÉ O NAMORADO no dia dos namorados... daqui a uma semana... com receitas, romances, vinhos e muito amor!!!!


Sobre o autor
Nicolas Barreau
Nicolas Barreau nasceu em 1980 em Paris, filho de mãe alemã e pai francês, estudou Literaturas Românicas e História na Sorbonne. Durante algum tempo trabalhou numa livraria da Rive Gauche em Paris, até que finalmente se dedicou à escrita. Gosta de restaurante e de culinária, acredita no destino, é muito tímido e reservado e, tal como o escritor protagonista desde livro, não gosta de aparecer em público. Os seus três romances, publicados originalmente por uma pequena editora alemã, alcançaram um enorme êxito, em especial O Sorriso das Mulheres, que se tornou um fenomeno editorial na Alemanha, em Itália e em Espanha




No Goodreads tem uma descrição sobre o autor (abaixo) e que eu acredito ser verdadeira... que o autor é um pseudonimo... assim como acontece em 'O sorriso das mulheres'... que poderia imaginar?

Based on the speculations of Elmar Krekeler, a literature critic of the German newspaper Die Welt, Nicolas Barreau is a fictional author and therefore a pseudonym of the German author Daniela Thiele.
The same is true of the pretended translator Sophie Scherrer.

Tradução do texto acima, do Goodreads
Com base nas especulações de Elmar Krekeler, um crítico de literatura do jornal alemão 'Die Welt', Nicolas Barreau é um autor de ficção e, portanto, um pseudônimo da autora alemã Daniela Thiele.
O mesmo é verdade para a pretensa tradutora Sophie Scherrer. 


1 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.