Minhas impressões: Um beijo do Destino - Mary Jo Putney @bertrandbrasil

Primeiramente, quero pedir desculpas pela repetição, mas só quando eu fui finalizar os marcadores desta resenha, percebi que o livro já foi resenhado, aqui, pela Paty em junho de 2011, mas ele não estava na listagem de resenhas... e como a Editora Bertrand, com muito carinho me enviou o livro, e eu A.M.E.I preciso fazer uma nova resenha e nunca é demais falar deste livro maravilhoso!


O destino já estava 'escrito', mas o beijo, o primeiro beijo, selou o Destino de Gwynne e Duncan... para sempre.



Sinopse


Minhas impressões


Gwyneth Owens foi criada ajudando o pai em uma Biblioteca, lá aprendeu muitas coisas e principalmente sobre os Guardiães, pessoas com poderes mágicos, mas que não poderiam ser descobertos pelos mundanos. Quando perdeu seu pai, aos 17 anos, ela, que era uma Guardiã, mas sem poderes, se sentiu perdida, pensando em o que faria dali pra frente, teria que abandonar a Biblioteca e Harlowe, o lugar onde sempre morara? Mas a bondade de Lorde Brecon a privou de sofrimentos e ajudou, propondo um casamento, apenas de amizade, já que ele era um senhor de quase 70 anos, mas que ela precisava amadurecer um pouco mais e também quando ele morresse ela teria um segurança financeira para se manter.

"Você precisa aprender mais sobre o mundo, antes que o destino possa levá-la em suas asas. - Ele remexeu na bengala novamente. - Não seria um casamento convencional. Não tenho mais um grande futuro pela frente, de modo que você logo se tornaria uma jovem viúva com grande fortuna e independência." pag 15

Passados quase 8 anos, Gwynne agora uma viúva, morando com a cunhada, Lady Bethane, uma guardiã poderosa, conhece Duncan Macrae, Lorde Ballister, um escocês, do clã dos Macrae de Dunrath, guardião dos mais poderosos, conhecido com 'Senhor do Trovão' por controlar o tempo… Duncan, apenas ao ver Gwynne se vê 'enfeitiçado, encantado' por ela e pede ao amigo Simon … para os apresentar.

"Uma nuvem escureceu o céu, enquanto ele endireitava o corpo, permitindo a Gwynne ver-lhe o rosto claramente. O olhar cinzento como uma tempestade atingiu-a como um raio. Destino... a palavra ecoou em sua mente, junto com a sensação vertiginosa de que o mundo acabara de mudar para sempre." pag 24

Duncan fica tão impressionado por Gwynne que se esquece de seus poderes e quase causa uma tempestade, só por conversar com ela. Mas ele decide conquistá-la, na realidade, ela também já sentiu o poder do destino… mas não se deixa ser cortejada, por medo do poder que Duncan tem, ela não quer ser 'submetida' a um marido e muito menos ao seu poder… mas como disse antes, o destino de ambos já estava escrito. Quando eles se encontram novamente, em uma festa à fantasia, de modo que eles 'não' sabem com quem estão conversando, e Gwynne resolve ser um pouco mais ousada com um homem que tanto a impressionou, eles se beijam, e ao beijar Gwynne tem consciência de que aquele não apenas é Lorde Ballister, como tem visões de morte e lutas, o que a deixa completamente desestruturada e enlouquecida, ela sai correndo, fugindo de Duncan…

"Por um instante, sentiu-se enlevada em êxtase.O momento estilhaçou-se em um caleidoscópio de imagens. Fogo, sangue, morte! (...) Um horror além da imaginação..." pag 75

Ao chegar em casa conta tudo à cunhada Lady Bethany que a escuta e percebe o que está acontecendo, como membro do Conselho de Guardiães ela convoca uma reunião do Conselho… e juntos eles percebem a gravidade da situação e convencem Gwynne a aceitar se casar com Duncan. Sim, ele já tinha proposto e ela por receio de seu poder e ainda mais, não tinha aceitado… mas agora se vê não apenas aceitando como ficando feliz em se casar com Lorde Ballister, Ducan Macrae… mas eles tem que se casar rapidamente, pois acaba de começar um levante na Escócia, liderado pelo Príncipe Charles Edward, o herdeiro Stuat, que não aceita o fato de sua família terem perdido o a coroa inglesa para os Hanovers…

"- Vocês dois têm um relacionamento predestinado, o que significa que apenas você tem o poder para estabilizar a balança." pag 91

A relação de amor, carinho, amizade, cumplicidade de Gwynne e Duncan é linda e bastante semelhante à dos ascendentes de Duncan, Adam e Isabel, um casal poderoso que se amavam muito, e que juntos fizeram feitos enormes pela Coroa Inglesa, Isabel sempre foi uma heroína para Gwynne e agora ela vai viver na casa que foi de sua heroína e usar o anel que fora dela e ser aceita por sua magia…

"- Já li sobre Dunrath em autobiografias de Guardiães. É excitante pensar que viverei na cidade natal de Isabel de Cortes. Ela é minha heroína há muito tempo. Eu li que, quando ela e Adam Macrae discutiam, toda a Escócia tremia.- Ela e Adam são meus quintos avós. - Ballister levantou a mão, mostrando um anel com uma imensa safira. - A rainha Elizabeth deu anéis aos dois, em reconhecimento aos serviços que prestaram contra a Armada Espanhola. Este anel foi de Adam, e é usado pelo líder dos Macrae de Dunrath. O anel de Isabel é de rubi. Será seu, quando nos casarmos." pag 104

Após o casamento Gwynne descobre o seu poder, que eu não vou contar, e tenta aprender a controlá-lo, com a ajuda de Duncan e de estudos em seus amados livros.

"Em Dunrath, descobrira um lar para seu espírito, em um local de incomparável beleza. Era a vida que ela nem sabia que desejava, antes de cair em suas mãos." pag 387

Gwynne é muito bem recebida na Escócia e facilmente se sente em casa. Tem uma relação de amizade e companheirismo com Jean, a irmã destemida de Duncan… mas a Guerra civil, de 1745, entre jacobitas e hanoverianos pode atrapalhar a harmonia na vida de Gwynne, e agora ela tem que trabalhar arduamente para ajudar a PAZ, indo contra os desejos do marido que tanto ama e respeita… Não vou contar mais nada.

"Ninguém jamais disse que cumprir o destino era algo fácil." pag 213

Já estou ansiosa pelo próximo livro da série 'Os Guardiães' que está sendo lançado no final deste mês pela Bertrand: Magia Roubada, em breve resenha.



Gostei muito da forma como Mary Jo Putney narra um momento histórico importante mostrando-o como pano de fundo deste romance encantador e mágico.