Destaques

Poesia para 'Bárbara Bela'... Inconfidência Mineira

Por Unknown •
18 janeiro 2011
Visitando o Sul da Bahia, encontrei a poesia a seguir escrita na parede do Restaurante "Bárbara Bela" e não resisti... fotografei e aqui segue a poesia e um pouco de história...


Liras
Alvarenga Peixoto
(1742- 1792)


Bárbara Bela,
Do Norte Estrela,
Que o meu destino
Sabe guiar
De ti ausente
Triste, somente
As horas passo
A suspirar

Por entre as penhas
De incultas brenhas,
Cansa-me a vista
De ti buscar,
Porém não vejo
Mais que o desejo
Sem esperança
De te encontrar

Eu bem queria 
A noite e o dia
Sempre contigo 
Poder passar
Mas orgulhosa
Sorte invejosa
Desta fortuna
Me quer privar

Tu, entre os braços
Ternos abraços
Da filha amada
Podes gozar
Priva-me a estrela
De ti e dela
Busco dois modos
De me matar!



Inconfidente e poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro, RJ, de posição mediana entre os numerosos versejadores ativos na segunda metade do século XVIII, em Minas Gerais. Estudou com os jesuítas, provavelmente em Braga, Portugal, e (1760) ingressou na Universidade de Coimbra, onde se formou, com louvor (1768). Acrescentou (1769) a seu nome literário o sobrenome Peixoto e se assinava também, como integrante da Arcádia Mineira, com os pseudônimos de Alceu e Eureste Fenício. Doutor em leis pela Universidade de Coimbra, foi juiz de Cintra e regressou ao Brasil (1775) como ouvidor de Rio das Mortes, a atual São João del-Rei. Casou-se (1781) com Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, também poeta e a quem dedicou alguns de seus melhores versos. Proprietário de lavras no sul de Minas, tomou parte no famoso movimento nacionalista da Inconfidência Mineira, por discordar das pesadas taxações do reino. Em companhia de seu parente Tomás Antônio Gonzaga, foi conduzido ao presídio da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro. Negou sua participação no movimento, mas mesmo assim foi condenado à morte, pena comutada para o degredo em Angola, onde permaneceu desterrado e morreu, no presídio de Ambaca (1792). De sua obra restam apenas alguns sonetos e uma pequena obra laudatória. Teria escrito, segundo a tradição, o drama lírico Enéias no Lácio, hoje desaparecido. Suas composições existentes, reunidas em Obras poéticas (1865) por Joaquim Norberto, foram reproduzidas por Péricles Eugênio da Silva Ramos na antologia Poesia do ouro (1964). Embora tenha escrito versos de lealdade a D. Maria I e ao Marquês de Pombal.

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Nelma Luzia P de Jesus....segunda-feira, novembro 10, 2014

    Gosto muito deste poema, pois a minha avó paterna, declamava ele....Me fez recordar muito dela declamando...:n...:c

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me da minha professora Palmira,que nos mandava declamar na 4ª série,hoje 5º ano.Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Ai que amor de blog <3 eu sou doida por essa poesia, tenho um colega que declama comigo as vezes é muito gostoso declamar essa poesia

    https://tudoinfoco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Tão bela qto a Bárbara Bela que conheci!

    ResponderExcluir
  5. No ano de 1963 , eu já recitava essa poesia . Até hoje , não me esqueci dela . Até comprei o livro de Maria Lúcia Casassanta ... As mais belas histórias .

    ResponderExcluir
  6. Luiz Edmundo - luizedmundo@hotmail.comquinta-feira, agosto 25, 2022

    Pois muito antes, em 1949, minha professora D. Luiza Moisés - do Grupo Escolar Tomaz Brandão, em Belo Horizonte - promoveu um teatrinho sobre a Inconfidência Mineira, com encenações sobre a história de Tomaz Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto e sua participação no movimento. Numa das cenas, o aluno que representava Alvarenga Peixoto tomou todo mundo de surpresa ao cantar, acompanhando-se ao cavaquinho, esse poema musicado, com linda melodia! Eu ainda trago a melodia cantada na minha lembrança, Mas não sei o autor nem onde encontrar o poema cantado. Se alguém souber, por favor me informe e aos outros, pois vale a pena relembrar ou conhecer.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in